book_icon

PMEs investem em tecnologia de contratos para agilizar processos

Com milhares de PMEs como clientes ao redor do mundo e na América Latina, a DocuSign estima expansão de mercado neste segundo semestre e apoia o compromisso com o meio ambiente

PMEs investem em tecnologia de contratos para agilizar processos

De acordo com o levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base nos Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, os pequenos negócios geraram 70% dos empregos com carteira assinada no País. As PMEs criaram três vezes mais postos de trabalho do que as médias e grandes empresas no primeiro trimestre de 2021. Já as micro e pequenas empresas (MPE) apresentaram 871.197 admissões, contra 654.801 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 216.396 empregos gerados.

No que tange a tecnologia e digitalização, segundo levantamento realizado pela Cortex, as PMEs representam 82% das organizações que mais investem em tecnologia para ajudar no avanço da empresa. De todas, 295 mil foram identificadas com elevado índice de adoção de tecnologia; 66,8% são microempresas; 15,1% são de grande porte; 13,4% são de pequeno e 2,8% são de médio. Os números mostram o quanto as empresas de menor porte inserem a tecnologia para auxiliar e otimizar as demandas do dia a dia. Diante desse contexto, a DocuSign,  empresa  global em assinatura eletrônica e gestão de documentos em nuvem, tem sido um exemplo de aceleração da digitalização no mercado mundial.

A transição para um fluxo de documentos inteiramente digital, com armazenamento na Nuvem, reforça o arquivamento e a facilidade em seu acesso

“No processo mundial de Transformação Digital temos ajudado companhias de diferentes portes a integrar suas tecnologias. Nesse cenário, os contratos virtuais, as validações de identidade e a Inteligência Artificial para as provas de vida surgem como uma solução vital, permitindo que as pequenas e médias empresas atinjam padrões de eficiência, segurança e conformidade similares aos das big techs. A tecnologia deve ser explorada em benefício dos negócios e de suas estratégias de mercado”. Afirma Richard Hudson, vice-presidente de Vendas para PMEs, DocuSign América Latina, que lembra também que ainda existem profissionais em empresas que perdem, em média, duas horas diárias procurando por arquivos físicos. A assinatura eletrônica, com validade jurídica, é cada vez mais utilizada por empresas de diferentes portes para autenticar contratos, recibos, relatórios e faturas.

O universo de PMEs se beneficia com a digitalização. O uso dessa tecnologia garante altos padrões de segurança e conformidade comparáveis aos exigidos pelas grandes companhias de tecnologia. Além disso, a transição para um fluxo de documentos inteiramente digital, com armazenamento na Nuvem, reforça o arquivamento e a facilidade em seu acesso. Exemplo disso é a Bodytech que investiu na Transformação Digital para aliar modernidade e economia no mercado fitness, em apenas seis meses toda rede deixou de usar cerca de 1,8 milhão de folhas de papel. A marca percebeu que poderia aliar economia e produtividade operacional à concretização de uma oferta tecnológica de maior valor agregado ao cliente.

Uma das maiores mudanças foi a adoção do DocuSign eSignature, em que todos os contratos que eram firmados em papel passaram a ser realizados de forma eletrônica, aprovada solidamente pelos clientes. Com isso, agora os clientes podem conferir e assinar os contratos com tranquilidade nos tablets das unidades. Entre novembro de 2021 e abril de 2022, o uso da assinatura eletrônica já ajudou a economizar aproximadamente 1,8 milhão de folhas de papel – o que representa a preservação de mais de 720 mil litros de água e 213 árvores, além de evitar a geração de 4,75 toneladas de resíduos sólidos e emissão de 72,5 toneladas de CO2.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.