book_icon

Minsait e Governo da Paraíba promovem a Transformação Digital do estado

O intuito é impulsionar o desenvolvimento tecnológico do estado, por meio de ações que incluem a digitalização de serviços, o fomento à inovação e a capacitação e inclusão digital

Minsait e Governo da Paraíba promovem a Transformação Digital do estado

A Minsait, uma empresa Indra especializada em Tecnologia da Informação, firmou uma parceria com a Diretoria de Modernização da Gestão (DEMOG) da Secretaria de Administração (SEAD) do Governo da Paraíba, com o intuito de impulsionar o desenvolvimento tecnológico do estado, por meio de ações que incluem a digitalização de serviços, o fomento à inovação e a capacitação e inclusão digital da população paraibana.

A iniciativa, batizada de Rede PBDigital, foi tema de um encontro inaugural, realizado em João Pessoa, e que reuniu representantes do setor público, empresários, acadêmicos e especialistas em tecnologia interessados em discutir e compartilhar ideias a respeito do incentivo à Transformação Digital no estado.

A Rede PBDigital também busca incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras, por meio do apoio a startups, companhias de tecnologia e projetos de pesquisa e desenvolvimento

Um dos principais objetivos do projeto é promover a digitalização dos serviços públicos, facilitando o acesso e aumentando a agilidade e eficiência dos processos administrativos, a fim de garantir uma melhor experiência do usuário para os cidadãos, além de assegurar a transparência governamental. Nesse sentido, a parceria firmada entre a DEMOG e a Minsait inclui o desenvolvimento de uma ferramenta constituída por três módulos, responsáveis por concentrar as informações oriundas dos órgãos da administração direta e indireta.

O primeiro módulo contemplará a construção da carta de serviços e apoiará a qualificação de cada serviço, assegurando a veracidade da transformação do benefício. Além disso, proporcionará uma visão geral do nível de evolução digital da Paraíba, por meio da classificação entre serviços passíveis ou não de transformação, a fim de facilitar as atividades da gestão.

Já o segundo módulo possibilitará o cadastro do plano de Transformação Digital, contendo informações importantes como objetivos e estratégias de transformação e monitoramento. Os serviços passíveis de mudanças poderão ser associados ao plano e a evolução do processo acompanhada por meio do terceiro módulo, composto por um dashboard, que possibilitará a consulta a dados como quantidade de serviços oferecidos, tipos de atendimento realizados, qualificação de serviços, bem como o status da evolução da transformação operada em cada órgão.

A Rede PBDigital também busca incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras, por meio do apoio a startups, companhias de tecnologia e projetos de pesquisa e desenvolvimento. De acordo com Renato Abreu, diretor executivo da DEMOG, “a ideia é criar um ambiente propício para a inovação e o empreendedorismo, buscando estabelecer parcerias estratégicas com empresas, instituições de ensino e outros órgãos governamentais, tanto a nível estadual quanto federal, interessados em fortalecer essa rede colaborativa, em prol do avanço tecnológico da Paraíba”.

Segundo Filipe Guedes Almeida, diretor executivo de Administração Pública e Saúde da Minsait, a Rede PBDigital também se destaca por seu potencial de impulsionar a economia local, podendo atrair investimentos, fomentar o empreendedorismo e gerar empregos na área de tecnologia. “Trata-se de uma iniciativa que estimula a criação de soluções e produtos inovadores, capazes de impactar positivamente diversos setores da sociedade. Isso sem falar nas oportunidades de desenvolvimento trazidas para a população paraibana, que terá acesso à educação tecnológica, voltada para a formação de profissionais qualificados e devidamente preparados para enfrentar os desafios impostos pela era digital”, destaca o executivo.

Serviço
www.minsait.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.