A Furukawa e o CPQD acabam de firmar uma parceria que tem como foco a melhoria da gestão das redes de telecomunicações e, com isso, a qualidade dos serviços prestados por operadoras e provedores de serviços de internet (ISPs) em todo o País. Para isso, estão oferecendo ao mercado uma solução que combina os recursos da plataforma de gestão e monitoramento EyON, desenvolvida pela Furukawa Solutions, com o OSS Suite, solução do CPQD que está presente nas principais operadoras de telecom do Brasil – e em outros seis países da América Latina.
“Além de melhorar a gestão da rede, a combinação das duas soluções proporciona redução de custos operacionais, melhor experiência do cliente e, com isso, a redução do churn (cancelamentos)”, afirma Daniel Blanco, gerente de Inovação e Vendas Técnicas da Furukawa Electric América Latina. “Hoje o usuário troca de operadora ou provedor de serviço devido à qualidade da rede; não do preço. Portanto, é fundamental manter a qualidade do serviço para reter o cliente”, enfatiza.
A plataforma EyON tem justamente esse objetivo: ajudar na gestão e monitoramento da qualidade de redes de comunicação óptica. Um dos destaques da solução está no módulo de sensoriamento da rede, que consiste na alocação de sensores instalados dentro das caixas de emendas. “Com a distribuição desses sensores pela rede, a informação sobre a ocorrência de um problema é mais precisa e em tempo real. E, como fornece a localização do problema, o sistema também diminui o tempo para resolvê-lo”, explica Blanco. Além disso, a plataforma da Furukawa inclui outros módulos – disponíveis em separado – que permitem reduzir os custos e melhorar a eficiência operacional da rede.
Já o OSS Suite do CPQD é uma solução focada em proporcionar melhor gestão da rede, que oferece uma visão completa dos recursos necessários para acelerar os processos de vendas, reduzindo custos operacionais e gerando inteligência para melhorar a experiência do cliente na rede e evitar o churn. Está dividida em quatro pilares: Plant Management (inventário da rede), Intelligent Management (gestão de falhas e desempenho), Optical Supervision (supervisão óptica) e Order Management (orquestrador de ordens de serviço).
“Trata-se de uma solução robusta, destinada a melhorar a performance da rede de telecomunicações, reduzindo drasticamente os custos operacionais”, ressalta Tatiana Mesquita, responsável pelo marketing do OSS Suite no CPQD. “Com a combinação de recursos das soluções do CPQD e da Furukawa, o objetivo é oferecer ao mercado de operadoras e ISPs uma alternativa completa para a gestão de suas redes, capaz de elevar a qualidade de seus serviços a um novo patamar”, conclui.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo