book_icon

Por que empresas brasileiras estão retornando aos Data Centers?

Custos, dificuldades com gerenciamento de diferentes interfaces, segurança e conectividade tem feito as empresas brasileiras desistirem do multicloud e manter seus Dados e aplicações dentro de casa.

Um levantamento realizado no segundo semestre de 2022 com CEOs e CISOs, apontou que 43% das empresas afirmaram ter repatriado aplicações para o Data Center. O motivo apontado para essa mudança são os desafios em controle de Dados, segurança e redução de custos.

Outra pesquisa, feita pela IDC Brasil, apontou que 59% das empresas mantêm aplicações críticas em infraestruturas próprias, o que mostra que muitas organizações ainda preferem ambientes tradicionais de TI.

Uma das razões desses números é que muitas empresas, como as de manufatura, estão instaladas em regiões afastadas de grandes centros, onde a latência de rede interfere na eficiência da operação de aplicações mais críticas. Por isso a melhor opção é usar Data Center local. No levantamento da IDC, a conectividade foi apontada por 39% dos entrevistados como o principal empecilho para a adoção da Nuvem, seguida pela falta de previsibilidade.

Outra razão é a preocupação com a segurança dos Dados, em serviços multicloud as empresas confiam essas informações a terceiros. Como o data center está fisicamente conectado à rede local, torna-se mais fácil garantir que apenas pessoas com credenciais e dispositivos aprovados possam acessar aplicativos e informações armazenados.

Os Data Centers são projetados já com a segurança em mente. Eles têm medidas robustas de segurança física e digital para proteger os Dados contra roubo, acesso não autorizado e desastres naturais.

Existe ainda a dificuldade das empresas no gerenciamento de Nuvens múltiplas, por contemplarem muitas tecnologias, terminologias, serviços e interfaces diferentes. Os profissionais de TI precisam empregar um esforço gerencial maior, que seja capaz de resolver esse desafio.

Além disso, outros fatores influenciam esse cenário. O on premisse se torna ideal para empresas que precisam de um sistema dedicado que permita controle total sobre os Dados e o hardware. Outro ponto é que mesmo que haja uma interrupção do serviço de internet, a equipe ainda terá acesso aos documentos, para que possam continuar tarefas off-line.

Então é natural a preferência do on premisse pelas empresas, principalmente as que priorizam o controle e a segurança dos Dados. Eles são projetados para serem confiáveis, eficientes, além de ser configurado sob medida para as necessidades do cliente.

Por Ricardo Perdigão, diretor da Tecnocomp.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.