O crescimento continua sendo a principal prioridade estratégica de negócios para CFOs e CEOs, de acordo com uma pesquisa do Gartner. Embora CFOs e CEOs concordem com o crescimento como sua principal prioridade, suas ênfases nesta e em outras prioridades diferem, de acordo com a pesquisa do Gartner com 422 CEOs, CFOs e outros líderes empresariais executivos sêniores empregados ativamente, realizada até dezembro de 2022. Por exemplo, a segunda maior prioridade dos CFOs são as ações corporativas, como fusões e aquisições e reestruturações (41%), que ocupa o quarto lugar entre os CEOs (27%).
“Equilibrar os investimentos de crescimento futuro e as expectativas do CEO, ao mesmo tempo em que gerencia custos e fluxo de caixa, é a corda bamba que os CFOs devem percorrer na segunda metade de 2023”, disse Alexander Bant, chefe de Pesquisa da Prática Financeira do Gartner. “As principais questões que o CFO deve educar os CEOs e o conselho de administração à medida que o ciclo de negócios começa a se tornar mais positivo incluem: como devemos sequenciar o financiamento para apostas de crescimento orgânico e inorgânico? Qual a melhor forma de garantir o capital? Como fica quando modelamos o impacto na margem e no ROIC?”, questionou.
Aumento do interesse de CEO e CFO em IA
Quando questionados sobre qual nova tecnologia terá um impacto mais significativo em seu setor nos próximos três anos, CFOs e CEOs indicaram a IA como sua principal escolha. Para CFOs, isso é especialmente notável porque eles provavelmente ainda não têm muita experiência direta com IA, já que 80% das funções financeiras que usam IA começaram nos últimos dois anos.
“Cinco forças estão levando CFOs e CEOs a priorizar conversas sobre IA no terceiro trimestre. Primeiro, os conselhos e CEOs esperam que os líderes C-suite protejam a organização enquanto impulsionam a ampla adoção de casos de uso. Em segundo lugar, os clientes continuam a aproveitar a IA generativa em sua vida diária, aumentando suas expectativas em relação à experiência do usuário. Em terceiro lugar, os funcionários estão preocupados com a perda de empregos, mas podem eventualmente deixar as organizações onde não podem aproveitar totalmente a IA generativa. Em quarto lugar, os reguladores esperam que todas as organizações e seus líderes cumpram os regulamentos de IA geradora responsável. Por fim, os investidores esperam novas fontes de crescimento e margens muito melhores, pressionando os líderes a entregar resultados”, disse Bant.
Os CFOs exploram respostas alternativas à inflação, alinhando-os com o pensamento do CEO
À medida que os CFOs e CEOs enfrentam preocupações sobre os efeitos da inflação e uma possível recessão, eles buscam opções além da abordagem típica de aumento de preços, com os CFOs se juntando aos CEOs para demonstrar uma nova mente aberta em relação a outras táticas
Uma grande proporção de CFOs (84%) e CEOs (68%) classifica a inflação como um dos três principais fatores prejudiciais que afetam as perspectivas de seus negócios. Aumentar os preços tem sido uma tática comum, mas muitos CFOs estão percebendo que precisam expandir esse manual. Houve uma queda de 11 pontos percentuais em relação ao ano passado na proporção de CFOs que citaram que o aumento de preços foi uma de suas duas principais ações para responder à inflação, impulsionada pelo menos em parte por sinais de que os clientes estão cansados de aumentos de preços consistentes.
“As taxas crescentes estão forçando uma maior sensibilidade ao preço do cliente, e os CFOs são menos capazes de repassar os preços a seus clientes”, disse Bant. “Vemos os CFOs fazendo às equipes as perguntas difíceis sobre como usarão os recursos e o número de funcionários de maneira ainda mais eficiente no restante de 2023 e em 2024. Com o orçamento chegando, os CFOs tentarão forçar níveis mais altos de produtividade recuperando recursos enquanto pedem que suas equipes alcancem mais”, finalizou.
Serviço
www.gartner.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo