book_icon

Cinco melhores práticas para Data Centers modernos

Os projetos tradicionais de design de Data Centers muitas vezes levam à especificação de produtos comoditizados de diversos fornecedores e, então, ao gerenciamento da integração das várias soluções, o que pode se transformar em dores de cabeça na hora da implementação e em atrasos, sem falar dos problemas de performance

Cinco melhores práticas para Data Centers modernos

Data centers são ambientes com a climatização controlada, especialmente projetados para abrigar, alimentar e proteger os sensíveis equipamentos de TI dos quais a sua empresa depende a cada dia. Esses espaços de missão crítica são os pilares para a continuidade dos negócios, tornando o design e a construção do Data Center uma atividade que nenhuma empresa pode se dar ao luxo de negligenciar. De fato, o sucesso do design dos Data Centers modernos está associado à habilidade do pessoal de TI e de facilities em equilibrar com sucesso as necessidades – muitas vezes conflitantes – de maior densidade e melhor agilidade com maior eficiência e menores custos, tudo isso ao mesmo tempo em que têm em mente os mais novos padrões para o design de Data Centers.

Embora projetar um Data Center não seja uma tarefa fácil e demande um investimento considerável de tempo e de recursos para que os detalhes certos para a sua instalação específica sejam obtidos, há algumas melhores práticas fundamentais para o design de Data Centers que se aplicam a qualquer empreitada de design/construção. Use as diretrizes abaixo para construir uma estrutura de trabalho que resulte em um projeto de sucesso:

Decida de quanto espaço você precisa e onde você precisa dele
Data centers vêm em todos os formatos e tamanhos, desde simples salas de servidores às tradicionais instalações com piso elevado, às soluções de colocation e Nuvem híbrida. Hoje, a necessidade de levar a capacidade de computação e de armazenamento para mais perto do usuário final levou a um rápido crescimento dos Data Centers de Edge Computing e Micro Data Centers. Mesmo com a borda da rede se expandindo rapidamente, as empresas precisam simultaneamente de instalações de Data Centers centralizados. Proprietários e operadores precisarão decidir se devem construir novos data centers ou expandir, reformar ou modernizar instalações já existentes. Soluções de colocation e de Cloud Computing oferecem ainda mais opções para as equipes de facilities e de TI levarem em consideração.

Lembre-se de pensar além das necessidades atuais e também planejar agora para a capacidade futura

Qualquer que seja a arquitetura de Data Center que sua empresa busca, você precisará de espaço útil suficiente não apenas para os servidores, racks servidores e equipamentos de rede, mas também para os componentes de infraestrutura outra que não de computação (por exemplo, energia, refrigeração e monitoramento) que dão suporte aos equipamentos de computação. Lembre-se de pensar além das necessidades atuais e também planejar agora para a capacidade futura.

 Considere cuidadosamente todo o leque de requisitos
 Os projetos de design de data centers são muito complexos devido à natureza sensível dos equipamentos que eles abrigam. Equipamentos de computação exigem uma fonte constante de alimentação confiável de energia ou uma fonte de alimentação de energia ininterrupta (UPS), o sistema de gerenciamento térmico certo para a otimização da temperatura e da umidade, medidas sólidas de segurança física e a capacidade de monitorar as condições ambientais do espaço o tempo todo. Refrigeração, energia e espaço de produção (white space) escaláveis também são críticos para garantir que o data center possa expandir junto com as necessidades da empresa.

É uma boa ideia reunir os líderes de TI, facilities, rede e segurança nas etapas iniciais do projeto de design do Data Center para definir o conjunto completo de necessidades para o espaço. O documento resultante referente a essas necessidades servirá como um esquema para a construção dos detalhes de seu design.

Elimine as ineficiências com a pré-integração, pré-fabricação e design flexível, sempre que possível
Os projetos tradicionais de design de Data Centers muitas vezes levam à especificação de produtos comoditizados de diversos fornecedores e, então, ao gerenciamento da integração das várias soluções, o que pode se transformar em dores de cabeça na hora da implementação e em atrasos, sem falar dos problemas de performance. Com a necessidade por capacidade de computação aumentado cada vez mais, as construções tradicionais de concreto estão se tornando cada vez menos comuns na indústria. Alavancar soluções modulares pré-fabricadas pode proporcionar um caminho melhor para o sucesso em diversos casos, reduzindo os custos e riscos gerais enquanto acelera o design do Data Center e os prazos de construção.

Com uma solução de Data Center pré-fabricado, os sistemas são montados, integrados e testados em um ambiente fora do site – na fábrica – para acelerar a implementação e melhorar a previsibilidade dos prazos de design e construção. Ao alavancar designs com blocos de construção de subsistemas replicáveis, a abordagem de pré-fabricação oferece um processo de design mais eficiente e de baixo risco. Com esse modelo, os designs são também normalmente escaláveis, possibilitando uma resposta rápida para a demanda não prevista.

Soluções pré-fabricadas e pré-integradas podem incluir subsistemas como gerenciamento térmico, proteção e distribuição de energia, software de controle e de gerenciamento e serviços, além de sistemas auxiliares como iluminação, proteção contra incêndios, segurança física e tratamento de água. É possível pré-fabricar e pré-integrar um ambiente completo para uma operação eficiente e confiável dos seus sistemas de tecnologia e implementá-lo em qualquer lugar do mundo.

 Aproveite os padrões populares de design de Data Centers
Como qualquer projeto de uma nova instalação, o design de construção do Data Center precisa seguir códigos e padrões. Além dos códigos e requisitos internacionais, nacionais e locais que se aplicam aos projetos de construção de todos os tipos, alguns dos mais importantes padrões específicos para data centers que devem ser levados em consideração incluem:

Padrão de Tiers do Uptime Institute
 Esse padrão foca na resiliência, redundância e confiabilidade de um data center e proporciona diretrizes para as fases de design, construção e comissionamento de um projeto.

ANSI/TIA-942
 Esse padrão se refere aos aspectos físicos dos data centers, incluindo infraestrutura de telecomunicações, localização do site, arquitetura, sistemas elétricos e mecânicos, segurança contra incêndios e segurança em geral.

EN 50600
Como o primeiro padrão transacional, cobrindo a Europa, essa série tem uma abordagem holística ao planejamento, construção e operação de um data center.

Leve a eficiência em consideração desde o primeiro instante
Com as questões Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) ganhando cada vez mais tração e sendo a indústria de Data Centers uma das mais visadas devido ao seu grande uso de energia e de outros recursos, as empresas devem pensar em como construir instalações eficientes desde o primeiro instante. Dependendo do quão ambiciosos são seus objetivos, você pode querer levar em consideração certificações verdes, como a LEED, Green Globes e Energy Star. No mínimo, busque por opções de design ou produtos de infraestrutura que ofereçam melhor eficácia no uso da energia, ajude-o a controlar a sua pegada de carbono e seu impacto ambiental e ajude a reduzir os custos. Em diversos casos, novas soluções de infraestrutura e componentes pré-fabricados de Data Centers já estão “engenheirados” para ajudar as empresas a atingir seus objetivos de eficiência.

Comece Definindo as Melhores Práticas de Design de Data Centers
Embora o design e construção de um novo Data Center seja complexo, ter um conjunto de melhores práticas preparado para servir como um esquema de trabalho o ajudará muito a ter o seu projeto organizado. Unir requisitos e padrões enquanto envolve, desde o início, os principais player na definição e documentação das necessidades críticas (incluindo eficiência e flexibilidade) ajudará a estabelecer as bases certas e posicioná-lo para o sucesso.

Serviço
Vertiv.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.