Muitos nos setores de Energia e Utilities hesitando na Transformação Digital porque seus líderes não estão confiantes de que serão capazes de medir ou definir KPIs significativos. Por exemplo, quase oito em cada dez tomadores de decisão (79%) nos setores dizem que é importante que o software empresarial dê a capacidade de definir e medir KPIs críticos. E, mais, quase três em cada dez (29%) dos entrevistados dizem que o principal inibidor de negócios para a implementação de sistemas de software corporativo é a incapacidade de medir o valor do investimento durante a jornada de transformação digital. Esta e outras conclusões são da pesquisa intitulada Energy and Utilities Research IFS.
“Os setores também estão sujeitos a uma série de desafios, entre eles: a falta de clareza sobre os recursos e habilidades necessárias (indicada por 26% dos entrevistados) é a maior barreira à Transformação Digital e 22% dizem que é falta de habilidades e conhecimento. Com tais deficiências em habilidades e confiança, não é surpreendente que quase um quarto (24%) diga que não há consenso sobre as prioridades dentro da equipe de liderança. 19% dos entrevistados também citam um caso de negócios ruim, fazendo com que uma proposta pareça cara”, afirma Lávio Falcão, presidente da IFS para a América Latina, empresa de software de gestão empresarial líder mundial em gerenciamento de serviço de campo e de ativos de grande valor.
Ainda segundo Dados da pesquisa, a maioria dos tomadores de decisão em energia global e concessionárias desejam implantar soluções de Data Analytics (72%), Inteligência Artificial (68%), Realidade Aumentada (67%), tecnologias de Internet das Coisas – IoT (69%), assistentes virtuais (70%) e chatbots (68%). Um total de 38% acha que a Transformação Digital terá o maior impacto na energia sustentável, 37% na criação de novos modelos de negócios; 35% estratégia de gestão de ativos; 36% estratégia de experiência do cliente; 34% de otimização de recursos.
“Dá para perceber que os entrevistados entendem o que é possível alcançar no gerenciamento de ativos com o seguinte resultado: 74% dizem que é importante que uma solução avançada de gerenciamento de ativos ofereça uma manutenção aprimorada, passando da manutenção programada para preditiva”, explica Falcão.
Outro dado interessante é que, dos entrevistados que trabalham com Saneamento, apenas 50% estão interessados em análises e IA, em comparação com 84% no setor de Energias Renováveis. 65% no Gás Natural veem a IoT como importante, em comparação com 95% nas Renováveis.
“Mas quando se trata de abordar onde as empresas de Energia e Utilities irão focar nessas tecnologias emergentes, os entrevistados hesitam, embora se vejam tendo projetos de transformação digital. Por exemplo, apenas 20% globalmente implantará essas tecnologias para melhorar a experiência do cliente; 19% para aumentar a produtividade e eficiência da força de trabalho e apenas 16% se veem usando essas soluções avançadas para tomadas de decisão baseadas em Dados”, enfatiza o presidente da Latin IFS.
Segundo a pesquisa, 57% das empresas globais de Energia e Utilities afirmam que desejam uma plataforma combinável para impulsionar sua transformação digital. No entanto, 65% dessas organizações também pretendem abordar os projetos de Transformação Digital uma função de cada vez, abrangendo desde finanças de back-office e RH até gerenciamento de ativos, atendimento ao cliente e design de produtos.
“As evidências da pesquisa mostram que as organizações de Energia e Utilities conhecem o papel crítico do gerenciamento avançado de ativos. Eles reconhecem que isso melhorará a manutenção e os permitirá mudar para modelos preditivos, por exemplo. Isso é especialmente verdadeiro no segmento de Energia Renovável da Indústria de Energia. E mais, a gestão de ativos também é uma ferramenta fundamental para melhorar a sustentabilidade”, explica Falcão.
A pesquisa indica que 38% das organizações querem focar na Transformação Digital em Energia Sustentável e 44% com metas de sustentabilidade, querem investir em ativos e infraestrutura com maior eficiência energética.
Petróleo e Gás, Energia e Utilities têm prioridades diferentes na Transformação Digital
“Embora os setores de Energia e Utilities vejam as vantagens das tecnologias emergentes, eles têm prioridades diferentes. As empresas de Petróleo e Gás são mais propensas a enfatizar a Transformação Digital, gestão de ativos e sustentabilidade. As Concessionárias também veem o gerenciamento de ativos como uma prioridade, mas também priorizam a experiência do cliente, a otimização da força de trabalho e a sustentabilidade”, declara o presidente da Latin IFS.
Dados da pesquisa mostram que 18% das empresas de Petróleo e Gás dizem que melhorar a experiência do cliente é a maior área de foco para tecnologias emergentes, em comparação com 20% ou 21% das Utilities. Aumentar a produtividade da força de trabalho é a maior área de foco para 19% em petróleo e gás e 17% ou 21% em Utilities.
Resiliência e confiabilidade de ativos é a maior área de foco para tecnologias emergentes para 15% em Petróleo e Gás (O&G), em comparação com 13% ou 21% em Utilities. 39% das empresas de O&G acreditam que um dos maiores impactos da transformação digital será na Energia Sustentável, em comparação com 43% das Utilities. 43% das empresas de O&G veem o impacto da transformação digital em novos modelos de negócios, em comparação com 33% ou 32% das Utilities.
As organizações querem KPIs incorporados em soluções emergentes, mas os operadores onshore de O&G e sistemas de distribuição consideram mais crítico definir e medir KPIs para melhorar a utilização de recursos (onshore O&G 43%, operador do sistema de distribuição 43%) em comparação com outros setores (média de outros setores 32%).
“Existem diferenças dentro do setor de Energia também. As empresas de Gás Natural são mais propensas a dizer que estão iniciando sua jornada de transformação digital com funções de design e entrega de serviços/produtos (26%)”, afirma Falcão.
Os entrevistados que trabalham como operadores do sistema de transmissão têm maior probabilidade de começar com funções voltadas para o cliente (22%), os entrevistados de O&G offshore têm mais probabilidade de começar com uma solução de gerenciamento de ativos (21%) e os entrevistados que trabalham em um sistema de distribuição. É mais provável que o operador comece com soluções de finanças e RH.
Por outro lado, quase 1 em cada 5 (18%) entrevistados diz que está abordando sua jornada de transformação digital com várias funções ao mesmo tempo. Curiosamente, os entrevistados de um Operador do Sistema de Distribuição têm maior probabilidade de seguir sua jornada de transformação digital com várias funções ao mesmo tempo (30%), enquanto os entrevistados de Gás Natural têm menos probabilidade de dizerem o mesmo (11%).
Foto: Divulgação (via Pexels)
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