book_icon

Softtek, Kearney e SAP discutem tendências tecnológicas para energia e utilities

Objetivo do encontro foi discutir como as novas tecnologias podem contribuir com o avanço da inovação e modernização do setor

Softtek, Kearney e SAP discutem tendências tecnológicas para energia e utilities

Em meio a um cenário de grandes desafios, intensificados pelos impactos da pandemia e da guerra na Ucrânia, mas também de oportunidades, geradas sobretudo pela aceleração da Transformação Digital e constante busca por novas fontes de energia sustentáveis, fato é que o mercado de energia e utilities segue em uma curva de ascensão no Brasil.

Dados do Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2022 revelam, por exemplo, que somente no período entre 2020 e 2021 a capacidade instalada de geração de eletricidade no Brasil foi expandida em 3,9%. E as previsões para o futuro seguem otimistas, visto que segundo o Plano Decenal de Expansão de Energia 2032, realizado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) por meio da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estima-se que apenas o consumo total de eletricidade cresça a uma taxa média de 3,4% anuais entre 2022 e 2032.

Manter a eficiência da operação no dia a dia, conciliando manutenção preditiva e a evolução constante dos sistemas, sem dúvida, é um dos pontos de atenção para as empresas de energia e utilities que buscam se destacar no mercado

Ainda segundo estudos da EPE, o Brasil segue como referência no setor de energias renováveis, frente a iniciativas recentes como os avanços na criação de instrumentos para o mercado de carbono regulado, a proposta de um mercado global de metano apresentada pelo governo brasileiro na última Conferência das Partes (COP 27) e o Plano de Recuperação dos Reservatórios de Regularização de Usinas Hidrelétricas do País (PRR).

Diante desse contexto, especialistas da Softtek, empresa multinacional do setor de TI na América Latina, da Kearney, consultoria norte-americana de negócios e serviços, e da SAP, empresa global de softwares corporativos, se reuniram recentemente em um evento realizado na capital paulista para discutir como as novas tecnologias podem contribuir com o avanço da inovação e modernização do setor.

“Cabe ressaltar que quando falamos de Transformação Digital nas empresas não nos referimos apenas à área de TI, mas sim a toda organização que deve estar envolvida e comprometida nesta jornada, que já é um processo inevitável para o futuro dos negócios”, diz Claudio Gonçalves, sócio e líder da prática de Energia da Kearney Brasil.

Tendências apontadas

Durante o encontro, a digitalização de processos com foco na integração entre sistemas, estratégia de negócios e demandas do mercado permeou a discussão sobre as principais tendências apontadas para o setor nos próximos anos, com destaque para:

· Automação de processos e uso de IoT (sigla em inglês para Internet das Coisas);

· Otimização do trabalho remoto e de campo;

· Controle de infraestrutura inteligente;

· Digitalização de atendimento ao cliente e procedimentos;

· Análise e gestão de dados remotamente e em tempo real;

· Evolução das plataformas ERP e soluções da indústria;

· Sustentabilidade e transição para energia limpa;

· Fortalecimento da segurança da informação.

Para Marcos Brum, vice-presidente de negócios da Softtek Brasil, em meio a tais tendências, um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas do setor em suas jornadas de transformação digital está justamente em conciliar presente e futuro.

“Manter a eficiência da operação no dia a dia, conciliando manutenção preditiva e a evolução constante dos sistemas, sem dúvida, é um dos pontos de atenção para as empresas de energia e utilities que buscam se destacar no mercado. Nesse sentido, as soluções tecnológicas se apresentam como aliadas não só para transformar as redes de distribuição dando maior prioridade às demandas ambientais, como para acompanhar a transformação em direção a uma indústria ambientalmente sustentável, operacionalmente eficiente e focada no usuário”, disse Brum.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.