book_icon

GeneXus simplifica desenvolvimento de SuperApps com tecnologia Low-Code

Com os SuperApps, diversas operações estão inseridas em um único aplicativo e os usuários conseguem economizar tempo e esforço, possibilitando uma experiência integrada

GeneXus simplifica desenvolvimento de SuperApps com tecnologia Low-Code

Segundo estudo da GSM (Global System for Mobile communications), até o ano de 2025, 440 milhões de pessoas serão usuárias de Internet móvel na América Latina, número que representa 67% da população da região. Esse indicador revela que os celulares estão se posicionando como o principal meio de conexão à internet, especialmente para realizar atividades comerciais.

Por isso, as empresas vêm concentrando seus esforços em desenvolver programas e aplicações para aparelhos móveis. Um ponto de atenção é que o volume de aplicativos de uma mesma organização pode tornar a experiência dos usuários menos fluida e até mesmo cansativa. A saída para tal problema é o desenvolvimento de sistemas que criem ecossistemas digitais hospedados em um único aplicativo.

A GeneXus é uma plataforma que fornece todos os componentes tecnológicos para construir e integrar um SuperApp, do início ao fim

Para Ricardo Recchi, country manager da GeneXus, companhia pertencente à Globant e especialista em desenvolvimento de plataformas Low-Code, é possível atender essa demanda com os SuperApps. “Eles são fundamentais para as novas aplicações, uma vez que considera o perfil do novo consumidor de ter diversos serviços, como pagamento de contas, compras e mensagens, em uma única aplicação”, explica Recchi.

Dentro do sistema dos SuperApp podem coexistir os chamados MiniApps, aplicativos menores que atendem necessidades mais específicas dos usuários. Eles são carregados dinamicamente aos SuperApps de acordo com a solicitação do usuário, num contexto de inovação aberta.

A vantagem dos SuperApps é que, como diversas operações estão inseridas em um único aplicativo, os usuários conseguem economizar tempo e esforço, possibilitando uma experiência integrada, ou seja, sem a necessidade de entrar sair e entrar em diversas telas e com a vantagem de não ter que baixar vários aplicativos no celular.

As previsões indicam que o uso desses aplicativos deve crescer. Segundo pesquisa do Gartner, até 2027, mais de 50% da população mundial usará Super Apps. Vale lembrar, no entanto que, devido à complexidade das aplicações, esses sistemas exigem um desenvolvimento em plataformas eficientes e seguras, que preservem a privacidade dos dados, facilitem a integração com outros serviços e ofereçam agilidade e atualização nos processos.

Nesse contexto, Recchi destaca a GeneXus como a primeira plataforma Low-Code do mercado capaz de criar SuperApps, oferecendo aos desenvolvedores recursos de Inteligência Artificial para automatizar a criação desses sistemas. Com a abordagem Low-Code, o software permite a construção de aplicações com menos código, resultando em menor tempo e custo de programação.

A GeneXus também oferece recursos avançados, como a importação direta de designs do Figma e Sketch, além de contar com seu próprio sistema de design, o Unanimo. Outro aspecto facilitador da tecnologia para a criação de SuperApps é o centro de Mini Apps, uma plataforma na qual os MiniApps são registrados e publicados, fornecendo todas as ferramentas necessárias para a implantação automática desses sistemas.

“A GeneXus é uma plataforma que fornece todos os componentes tecnológicos para construir e integrar um SuperApp, do início ao fim. Além disso, por ser uma tecnologia Low-Code, nosso software permite a transformação de uma aplicação nativa em um Super App em apenas algumas semanas”, finaliza Recchi.

Serviço
www.genexus.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.