
No evento Data Center and AI Technology Premiere, realizado esta semana em São Francisco (EUA) a AMD anunciou a adição de dois novos processadores otimizados para carga de trabalho à 4ª geração do portfólio de CPUs EPYC. Ao alavancar a nova arquitetura de núcleo “Zen 4c”, as CPUs de Data Center otimizadas para a Nuvem AMD EPYC 97X4 ampliam ainda mais a série EPYC 9004 de processadores para fornecer a densidade de thread e a escala necessárias para a computação nativa da Nuvem. Além disso, a AMD anunciou os processadores AMD EPYC de 4ª geração com tecnologia AMD 3D V-Cache, ideal para as cargas de trabalho de computação técnica mais exigentes.
“Em uma era de computação otimizada para carga de trabalho, nossas novas CPUs estão ultrapassando os limites do que é possível no Data Center, oferecendo novos níveis de desempenho, eficiência e escalabilidade”, disse Forrest Norrod, vice-presidente executivo e gerente-geral de Data Center do grupo de negócios de Soluções da AMD. “Alinhamos de perto nosso roteiro de produtos aos ambientes exclusivos de nossos clientes e cada oferta da família de processadores AMD EPYC de 4ª geração é personalizada para oferecer desempenho atraente e de liderança em cargas de trabalho de computação técnica ou nativa da nuvem de propósito geral”, completou.
Avanço da computação nativa da Nuvem
As cargas de trabalho nativas da Nuvem são uma classe de aplicativos em rápido crescimento, projetadas com a arquitetura de Nuvem em mente e são desenvolvidas, implementadas e atualizadas rapidamente. Os processadores AMD EPYC 97X4, com até 128 núcleos, oferecem desempenho de taxa de transferência de até 3,7x para as principais cargas de trabalho nativas da Nuvem em comparação com o Ampere. Além disso, os processadores AMD EPYC de 4ª geração , com núcleos “Zen 4c”, fornecem aos clientes uma eficiência energética 2,7 vezes maior e suportam até 3 vezes mais contêineres por servidor para conduzir aplicativos nativos da Nuvem em maior escala.
No Data Center and AI Technology Premiere, a AMD foi acompanhada pela Meta, que discutiu como esses processadores são adequados para seus principais aplicativos, como Instagram, WhatsApp e muito mais; como a Meta está obtendo ganhos de desempenho impressionantes com processadores AMD EPYC 97X4 de 4ª geração em comparação com processadores AMD EPYC de 3ª geração em várias cargas de trabalho, oferecendo melhorias substanciais de TCO também, e como AMD e Meta otimizaram as CPUs EPYC para eficiência de energia e requisitos de densidade de computação.
Desempenho excepcional
A computação técnica permite iterações de design mais rápidas e simulações mais robustas para ajudar as empresas a projetar produtos novos e atraentes. Os processadores AMD EPYC de 4ª geração com tecnologia AMD 3D V-Cache ampliam ainda mais a série de processadores AMD EPYC 9004 para oferecer a melhor CPU x86 do mundo para cargas de trabalho de computação técnica, como dinâmica de fluidos computacional (CFD), análise de elementos finitos (FEA), automação de projeto eletrônico (EDA) e análise estrutural. Com até 96 núcleos “Zen 4” e 1 GB+ de cache L3 líder do setor, os processadores AMD EPYC de 4ª geração com AMD 3D V-Cache podem acelerar significativamente o desenvolvimento de produtos, oferecendo até o dobro dos trabalhos de design por dia em Ansys CFX.
No palco do Data Center and AI Technology Premiere, a Microsoft anunciou a disponibilidade geral das instâncias Azure HBv4 e HX, equipadas com processadores AMD EPYC de 4ª geração com AMD 3D V-Cache. Otimizadas para os aplicativos de HPC mais exigentes, as instâncias mais recentes oferecem ganhos de desempenho de até 5 vezes em comparação com a geração anterior HBv3 e escalam para centenas de milhares de núcleos de CPU.
Serviço
www.amd.com

Leia nesta edição:

CAPA | TECNOLOGIA
Open Source turbina a Transformação Digital

TENDÊNCIAS
IoT está madura e traz boas oportunidades de negócios

FÁBRICA DE SOFTWARE
Desenvolvimento de Soluções ganha apoio da IA
Esta você só vai ler na versão digital

NEGÓCIO
Oportunidades e riscos da internacionalização
Baixe o nosso aplicativo