A Inmetrics – empresa brasileira especializada em desenvolvimento de soluções digitais e eficiência em TI – acaba de divulgar os resultados inéditos obtido pela pesquisa “O Futuro da Qualidade de Software”.
O estudo realizado em parceria com a TGT Consult, consultoria de gestão com foco em estratégia de TI, juntamente, com o centro de tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou em detalhes como as companhias brasileiras gerenciam a qualidade dos softwares, apontou as tendências deste setor e comparou o cenário brasileiro com o mercado internacional.
Os principais pontos apontados pelo estudo (divulgado na íntegra), que começou no final do ano passado, revelaram que a qualidade de software é uma preocupação crescente entre empresas, independente do setor. A maioria dos entrevistados concorda que a QS (Qualidade de Software) é essencial para manter a satisfação do cliente final e a competitividade do mercado.
A pesquisa também revelou o cenário atual do mercado em que aponta que 52% das companhias têm pelo menos metade da equipe de Qualidade composta por empresas parceiras e que 57% afirmam que QS é responsabilidade exclusiva do especialista em qualidade.
O “O Futuro da Qualidade de Software” sinalizou também que 64% das empresas apontam a formação dos colaboradores como principal entrave à evolução em QS, resultando em uma cultura de remediação e que o rápido avanço das ferramentas, frameworks, IA e Machine Learning, em conjunto com o aumento dos ataques cibernéticos nas empresas, fez com que a segurança da informação tenha se tornado a principal preocupação de 66% dos executivos de tecnologia, mesmo dentro do contexto de QS. “Dentre os motivos para elaborar esse estudo é avaliar o cenário atual e traçar uma projeção para os próximos anos, apontando as necessidades e buscando respostas para mitigar problemas relacionados à qualidade”, diz Pablo Cavalcanti, CEO da Inmetrics.
O executivo também detalha outras motivações para elaborar o estudo, dentre eles, que o mercado atual está deixando de comprar qualidade, que falta estratégia ao implantá-la e que a metodologia ágil tornou as empresas de qualidade obsoletas. “Evidenciamos também que o capital humano não está preparado para esse procedimento e esse é também o principal desafio. É preciso investir em capacitação já em 2023 e pessoas serão cada vez mais exigidas em um futuro breve”, explica Cavalcanti.
Por meio de um questionário enviado para o e-mail [email protected], empresas participaram da pesquisa, que teve início em dezembro de 2022, encerrando em março deste ano. Na métrica final, a análise detalhada pode ser convertida em avanços para a área e, principalmente, orientar o futuro do mercado de qualidade de software no País.
De acordo com os especialistas envolvidos na pesquisa, o resultado obtido e apresentado agora permitirá ter uma visão de como é a percepção da qualidade pelas empresas com diferentes perfis, auxiliando-as a se posicionarem competitivamente no mercado e adotando melhores práticas e recomendações dentro do processo.
O estudo também mostra que a qualidade de software é um aspecto fundamental para o sucesso de qualquer empresa que desenvolve e utiliza plataformas digitais. Entre os benefícios estão a satisfação dos clientes, aumento da eficiência dos processos e redução dos custos operacionais. Além disso, práticas de qualidade consistentes, que são essenciais para garantir a segurança das informações, necessidade crescente em um mundo cada vez mais digitalizado.
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