book_icon

Nuvem e tecnologias modernas de desenvolvimento impactam equipes de TI

Os dados do censo da IDC mostram que uma mudança dramática, única em uma geração, na composição da força de trabalho de TI está em andamento nas empresas

Nuvem e tecnologias modernas de desenvolvimento impactam equipes de TI

As funções e atividades desempenhadas por profissionais de TI evoluíram drasticamente nos últimos dez anos devido à convergência de tecnologias de desenvolvimento modernas, plataformas de Nuvem e ofertas como serviço que podem melhorar significativamente a produtividade. Hoje, muitos desses profissionais se encontram em funções híbridas que combinam atividades tradicionais de desenvolvimento com atividades anteriormente associadas a profissionais de operações, que historicamente tinham poucas ou nenhuma responsabilidade voltada para o desenvolvimento. Um novo relatório da International Data Corporation (IDC), chamado Worldwide xOps Census and Forecast, 2022–2027, fornece um censo estendido e uma previsão com detalhes para as funções tradicionais de operações de TI e essas novas funções híbridas.

“Os dados do censo mostram que uma mudança dramática, única em uma geração, na composição da força de trabalho de TI está em andamento. Essa mudança é semelhante à que ocorreu durante os anos de 1997 a 2002, quando o surgimento da Internet comercial, que virou prioridade de grande parte da TI corporativa e levou à contratação de um grande número de desenvolvedores da Web e especialistas em redes”, disse Al Gillen, vice-presidente do grupo de Desenvolvimento de Software e Código Aberto da IDC. “A maior adoção da computação em Nuvem está impulsionando transições semelhantes hoje nas equipes de TI que dão suporte a esse modelo de implementação moderno”, completou.

As funções de DevSecOps se beneficiarão do crescente cenário de ameaças de aplicativos e da dependência que as organizações têm de seus recursos de software para serem competitivas, combinadas com o reconhecimento de que incorporar segurança o mais cedo possível reduz custos e aumenta a qualidade

Ao desenvolver esse conjunto de dados, a IDC usou as seguintes definições para descrever as funções divididas no estudo:

– DataOps usa uma combinação de tecnologias e métodos com foco na qualidade para entrega consistente e contínua de valor de dados, combinando perspectivas integradas e orientadas a processos em dados com automação e métodos análogos à engenharia de software ágil.

– O DevOps usa abordagens ágeis e colaborativas combinadas com extensos pipelines de desenvolvimento de automação, testes, configuração de infraestrutura, provisionamento, controles de segurança e integração contínua (CI) do ciclo de vida para desenvolvimento contínuo e entrega contínua (CD).

– O DevSecOps usa uma metodologia que afirma que a segurança precisa ser priorizada no início do pipeline de entrega do DevOps. Ele permite que as equipes de DevOps, colaborando com a segurança, atuem como principais interessados ​​na definição e implementação de políticas de segurança.

– ITOps usa tecnologia e métodos para fornecer tarefas rotineiras e agendadas e atividades de suporte não programadas relacionadas a sistemas de TI. Os profissionais de ITOps podem passar até 50% de seu tempo envolvidos com usuários de negócios em suporte, levantamento de requisitos e execução de tarefas de negócios secundárias ou contingentes.

– O MLOps usa tecnologia e processos para simplificar e automatizar todo o ciclo de vida do aprendizado de máquina (ML). Os principais recursos incluem gerenciamento e automação de dados e pipelines de ML, código de ML e modelos de ML desde a ingestão de dados até a implantação, rastreamento e monitoramento do modelo. O MLOps usa princípios semelhantes às práticas de DevOps, aplicados a processos de aprendizado de máquina.

– A engenharia de plataforma é uma disciplina de design e construção de cadeias de ferramentas e fluxos de trabalho que permitem recursos de autoatendimento focados no gerenciamento e otimização do processo de entrega de software para implantar aplicativos e serviços em plataformas de nuvem.

– A engenharia de confiabilidade do site (SRE) inclui engenheiros de software que criam scripts para automatizar tarefas de operações de TI, como manutenção e suporte. Para permitir eficiência e confiabilidade, as equipes SRE corrigem bugs operacionais e removem o trabalho manual em tarefas rotineiras.

Os administradores de sistemas configuram, mantêm e suportam sistemas de computador e sistemas de sistemas usando uma variedade de ferramentas e métodos apropriados para o sistema ou sistemas de sistemas em uso. Eles podem gastar até 50% de seu tempo engajados com usuários de negócios na definição de requisitos-chave, metas de negócios e adaptações necessárias para manter a adequação ao uso e à finalidade.

Tendências

Em um nível macro, o estudo mostra que uma mudança substancial nas responsabilidades dos profissionais de TI ocorrerá nos próximos cinco anos. Os dados indicam que os profissionais de TI nas funções mais puramente operacionais estão enfrentando uma transição para uma função mais técnica ou focada que muitas vezes pode envolver algum nível de trabalho de desenvolvimento de software. Consequentemente, as funções de operações de TI e administradores de sistema, respectivamente, devem diminuir a taxas compostas de crescimento anual (CAGR) de -8,2% e -7,8% durante o período de previsão de 2022–2027. Em comparação, as funções emergentes de DataOps e MLOps são projetadas para ter CAGRs de 17,9% e 20,1%, respectivamente, embora o crescimento esteja começando a partir de números comparativamente pequenos.

As funções de DevOps e DevSecOps também devem continuar crescendo com as funções de DevSecOps mostrando um CAGR de dois dígitos durante o período de previsão. As funções de DevSecOps se beneficiarão do crescente cenário de ameaças de aplicativos e da dependência que as organizações têm de seus recursos de software para serem competitivas, combinadas com o reconhecimento de que incorporar segurança o mais cedo possível no ciclo de vida de desenvolvimento de software reduz custos e aumenta a qualidade. O crescimento do DevOps será um pouco atenuado pelo crescimento das funções de engenharia de plataforma, que absorverão algumas dessas mesmas funções.

“Esses dados de censo e previsão foram desenvolvidos como um produto complementar ao censo e previsão de desenvolvedores da IDC, completando nossa contagem de profissionais de TI envolvidos no Data Center moderno de hoje e supervisionando implementações baseadas em Nuvem”, disse Arnal Dayaratna, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento de Software da IDC. “Esse esforço colaborativo envolveu analistas que cobrem Inteligência Artificial, gerenciamento de dados, desenvolvimento, DevOps, DevSecOps e operações de TI e serviços de plataforma, reunindo muitos dos principais líderes de pensamento da IDC. Esse conjunto de dados abre as portas para a IDC produzir tabulações cruzadas mais profundas desses dados no futuro”, finalizou.

Serviço
www.idc.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.