book_icon

Red Hat anuncia Ansible Lightspeed com IA generativa do IBM Watson

O objetivo é oferecer às pessoas uma tecnologia inteligente e compreensível o suficiente para que desenvolvedores e operadores usem a automação de novas maneiras

Red Hat anuncia Ansible Lightspeed com IA generativa do IBM Watson

A grande estrela na parte da manhã de hoje do evento Red Hat Summit (23 a 25/5 em Boston, EUA) foi o lançamento do Ansible Lightspeed com IBM Watson Code Assistant, um novo serviço generativo de IA para automação Ansible. O serviço foi projetado para ajudar a impulsionar a adoção de automação consistente e precisa em uma organização, tornando mais fácil para usuários novatos automatizar tarefas enquanto remove o fardo da criação de tarefas de baixo nível de automatizadores experientes.

Segundo a empresa, a inovação foi e sempre será uma história centrada no ser humano. Começa com a ideia certa, floresce com a equipe certa e atinge todo o seu potencial com as ferramentas certas. É isso o que a Red Hat pretende com o Ansible Lightspeed: oferecer às pessoas uma tecnologia capaz que seja inteligente e compreensível o suficiente para que desenvolvedores e operadores usem a automação de novas maneiras e para que os usuários empreguem seu conhecimento existente para que uma visão ganhe vida.

Por ser treinado por usuários com uma compreensão básica dos aplicativos do mundo real, o Ansible Lightspeed permite recomendações mais consistentes e de alta qualidade para desafios específicos imediatamente

“Em um momento de evolução da dinâmica da indústria e incerteza econômica, as empresas têm a tarefa de fazer mais com menos. As organizações precisam de uma variedade de talentos para se manterem resilientes, impulsionar a inovação e aproveitar todo o valor dos investimentos em Nuvem híbrida e automação, mas a escassez de habilidades críticas de TI pode ameaçar esses estados finais desejados”, disse Ashesh Badani, vice-presidente sênior e diretor de Produtos da Red Hat. “De acordo com a IDC, 90% das organizações globais enfrentarão a crise de habilidades de TI até 2025, o que significa que até 2026, as empresas que não abordaram efetivamente a lacuna de talentos e habilidades digitais em sua organização restringirão as oportunidades de crescimento de receita em 20%. Mas, impulsionados pela escassez de habilidades, os CIOs que investem em plataformas de adoção digital e tecnologias de aprendizado automatizado verão um aumento de 40% na produtividade até 2025, proporcionando maior velocidade à especialização”, afirmou.

O Ansible Lightspeed representa a próxima fase da iniciativa Project Wisdom, tornando-a acessível a usuários, colaboradores, clientes e ao ecossistema de parceiros da Red Hat. Usando o processamento de linguagem natural, o serviço se integrará ao Watson Code Assistant, que deverá estar disponível ao público ainda este ano, para acessar os modelos básicos da IBM e criar rapidamente o código de automação. Esse é o valor que o Watson Code Assistant (em visualização técnica) visa trazer para as empresas: abordar a lacuna de habilidades e eficiências necessárias para acelerar o tempo de valorização da automação.

Benefícios

Projetado com desenvolvedores e operadores em mente, o Ansible Lightspeed permite um aumento significativo de produtividade para que os usuários do Ansible insiram um prompt simples em inglês, tornando mais fácil para os usuários traduzir seus conhecimentos de domínio em código YAML para criar ou editar playbooks do Ansible. Para ajudar a treinar o modelo, os usuários também podem fornecer feedback.

A IA específica de domínio combina o poder da experiência em primeira mão com a inovação técnica e permite que a IA seja infundida em tecnologias específicas de domínio, como automação, para atender a seus desafios específicos. Por ser treinado por usuários com uma compreensão básica dos aplicativos do mundo real, o Ansible Lightspeed permite recomendações mais consistentes e de alta qualidade para desafios específicos imediatamente. Ele pode agregar valor real rapidamente – no setor, idioma e função de um usuário.

A Red Hat e a IBM pretendem oferecer uma experiência Ansible Lightspeed baseada em transparência, colaboração e escolha. A correspondência adequada da fonte de código é uma prioridade fundamental, e os contribuidores de conteúdo upstream terão a opção de saber se seu trabalho contribui ou não para o ajuste fino do modelo.

A visualização da tecnologia do Ansible Lightspeed com IBM Watson Code Assistant está prevista para disponibilidade ainda este ano.

Serviço
www.redhat.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento