book_icon

Intel torna a tecnologia mais acessível para pessoas com perda auditiva

Vários projetos estão em andamento na empresa para aumentar o acesso das pessoas a dispositivos assistivos e melhorar sua integração com outras tecnologias

Intel torna a tecnologia mais acessível para pessoas com perda auditiva

A tecnologia é cada vez mais central em todos os aspectos da existência humana. Ela tem o potencial de abrir novas possibilidades poderosas, como ajudar as pessoas a ouvir o que não conseguiriam ouvir sozinhas. Mais de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo vivem com perda auditiva, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que até 2050 esse número aumentará para mais de 2,5 bilhões de pessoas.

A tecnologia é essencial para ajudar as pessoas com deficiência a viver de forma independente e participar plenamente de todos os aspectos da vida. Dentro da Intel, há um movimento para melhorar a acessibilidade para pessoas com perda auditiva de vários ângulos. Vários projetos estão em andamento para aumentar o acesso a dispositivos assistivos e melhorar sua integração com outras tecnologias.

Os líderes da Intel acreditam que a tecnologia assistiva e a acessibilidade impulsionam a inovação e continuarão a trabalhar para criar uma tecnologia que mude o mundo para melhorar a vida de cada pessoa no planeta

A acessibilidade começa com o acesso e, em grande parte do mundo, o acesso a aparelhos auditivos é proibitivamente caro.

Em colaboração com a Intel e a Accenture, a 3DP4ME está usando a impressão 3D para levar tecnologia assistiva a pessoas em países em desenvolvimento. A 3DP4ME, parceira da Intel RISE Technology Initiative, está atualmente conduzindo seu projeto na Jordânia, fazendo escaneamentos das orelhas de crianças e imprimindo aparelhos auditivos personalizados para elas. A aplicação da impressão 3D aumenta o acesso aos aparelhos auditivos porque é mais rápido e mais barato do que os métodos tradicionais de fabricação.

“Trabalhos anteriores para fornecer aparelhos auditivos para crianças incluíram a fabricação manual de moldes auriculares personalizados. Era um ofício que exigia muito trabalho e você só conseguia fazer quatro ou cinco aparelhos auditivos por dia”, diz Jason Szolomayer, fundador da 3DP4ME. “Houve longos tempos de espera, mesmo depois que as crianças foram testadas. O uso da impressão 3D nos permite ampliar o serviço que oferecemos às famílias e crianças que precisam de aparelhos auditivos”, comentou.

O objetivo é escalar essa capacidade para alcançar milhares de pessoas necessitadas – e, finalmente, democratizar as soluções auditivas em todo o mundo.

O CEO da Intel, Pat Gelsinger, que usa um aparelho auditivo, também está trabalhando para conscientizar sobre a importância da tecnologia acessível.

Melhorando a conectividade do aparelho auditivo com computadores

Como as pessoas usam cada vez mais computadores para atividades sociais, escolares e de trabalho, a tecnologia assistiva deve se integrar perfeitamente aos PCs.

Em colaboração com os principais fornecedores de aparelhos auditivos, a Intel está trabalhando para melhorar a experiência do usuário ao conectar aparelhos auditivos a motebooks. Com a ajuda de funcionários com deficiência auditiva, uma equipe do Intel’s Client Computing Group (CCG) está trabalhando para usar o Bluetooth LE Audio para permitir uma conexão direta entre aparelhos auditivos verificados “Engineered for Intel Evo” e Intel Evo PCs, e para fechar a lacuna de compatibilidade que atualmente limita a capacidade das pessoas de usar seus aparelhos auditivos em seus computadores.

A experiência atual depende de muitos fatores, incluindo o tipo de computador e o tipo de aparelho auditivo, e requer um dispositivo intermediário como um dongle ou caixa dedicada.

Indivíduos que usam aparelhos auditivos normalmente devem participar de reuniões em vários dispositivos, usar legendas para apresentações executadas em uma tela separada e usar um fone de ouvido além do aparelho auditivo. A Intel espera que esta colaboração ajude a melhorar este processo e crie uma conexão sem fio entre aparelhos auditivos e PCs.

Fornecendo uma experiência de áudio mais clara

O Projeto de Acessibilidade CCG da Intel inclui várias iniciativas que vão além da solução de problemas de compatibilidade de aparelhos auditivos. All Ears é uma plataforma de Inteligência Artificial com reconhecimento de ambiente que atua como um assistente de aparelho auditivo Bluetooth LE.

Trabalhar em ambientes compartilhados ou barulhentos pode ser particularmente desafiador para pessoas com deficiência auditiva. Essa tecnologia reconhece sons críticos com os quais o usuário se preocupa e oferece uma notificação visual em sua tela para ruídos que estão acontecendo em seu ambiente, como uma batida na porta ou uma pessoa específica chamando seu nome. Isso permite que o usuário se concentre no que está acontecendo em seu PC enquanto permanece conectado ao som ambiente relevante na sala.

Esses esforços de tecnologia acessível fazem parte do compromisso de longo prazo da Intel com a inclusão. Os líderes da Intel acreditam que a tecnologia assistiva e a acessibilidade impulsionam a inovação e continuarão a trabalhar para criar uma tecnologia que mude o mundo para melhorar a vida de cada pessoa no planeta.

Serviço
www.intel.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.