A Dock, plataforma tecnológica global para serviços financeiros, incluiu no portfólio de serviços soluções para identificação e prevenção a fraudes. O uso da tecnologia representou a redução de perdas de mais de US$ 50 milhões/mês em transações fraudulentas. A solução “pay-as-you-go” permite que clientes da Dock – incluindo bancos, fintechs e varejistas – identifiquem e impeçam que situações consideradas suspeitas sigam em frente, o que resulta em uma operação protegida e uma melhor experiência do usuário.
A solução de fraude é baseada nas tecnologias FICO Falcon Fraud Manager, em uso desde 2019, e no FICO Customer Communication Services (CCS), implementado em 2020. Com a inclusão do CCS na estrutura de gestão de fraude, a Dock automatizou a comunicação omnicanal com os clientes, o que resulta em uma comunicação mais rápida, custos operacionais mais baixos, fidelização do cliente e aumentos significativos nas receitas. Atualmente, a Dock tem 250 clientes que usam tecnologias da FICO para combater fraudes.
“Nossos clientes estão percebendo uma melhora significativa no fluxo de caixa devido à redução dos custos operacionais quando as transações são negadas por fraude”, disse Armando Junior, diretor de Risco da Dock. “Para cada real gasto no FICO CCS, nossos clientes economizam aproximadamente R$ 39 em fraudes e autorizam cerca de R$ 167 em transações legítimas”, explica.
Detectando fraudes em um boom bancos digitais
A América Latina é um mercado de alto crescimento para serviços financeiros e, durante o período da pandemia, cresceu significativamente. De acordo com analistas do setor, a região foi responsável por incluir no sistema financeiro mais de 100 milhões de pessoas, que adotaram serviços bancários digitais. Isso deu aos golpistas um público maior e novas vulnerabilidades a serem exploradas.
Junior reforça o comprometimento da Dock em auxiliar os clientes com as tecnologias mais recentes desenvolvidas pela FICO. “Nosso foco é manter nossos clientes um passo à frente dos fraudadores e proteger seus resultados. Todos os meses, analisamos cerca de 400 milhões de transações e tratamos mais de 1 milhão de casos de suspeitas de fraude. A detecção de mais de US$ 50 milhões em fraudes mostra claramente que a solução disponibilizada está agregando valor tangível aos credores e ajudando a proteger o sistema financeiro”, diz.
Em 2020, a Dock passou a oferecer o FICO CCS para fraudes, que une velocidade e comunicação eficiente com o cliente final. Enquanto o FICO Falcon Fraud Manager, que protege mais de 2,6 bilhões de cartões em todo o mundo, identifica a fraude, o FICO CCS aciona rapidamente o cliente para confirmar se a compra suspeita é legítima ou não.
Comunicação eficiente de para identificação de fraude
O banco digital Digio, um dos clientes da Dock, observou uma grande melhoria nas taxas de engajamento desde a introdução do FICO CCS. Anteriormente, quando o banco ligava para os clientes, a taxa média de resposta era de 25%. No entanto, com a implementação de novas técnicas de SMS e e-mail oferecidas pelo CCS, a taxa de engajamento subiu para 67%, superando a média atual do mercado de 40%.
Além dessas métricas, o volume de transações processadas é muito maior do que a antiga abordagem manual, onde seria necessário ter em média 60 operadores lidando com alertas diariamente. Ao usar o FICO CCS, é possível automatizar a maior parte do trabalho e economizar custos operacionais significativos.
O uso da confirmação de transação omnicanal em tempo real também proporcionou uma taxa de detecção de fraude de 60% para a Digio, um índice duas vezes mais alto do que quando começaram a usar o FICO CCS.
“A implementação do FICO CCS aumentou significativamente o número de casos de fraude que a Dock pode prevenir para seus clientes, em conjunto com o Falcon Fraud Manager”, disse Pablo Morales, Diretor Global de Alianças e Parcerias da FICO na América Latina. “Ao aproveitar o FICO CCS, podemos ficar à frente das últimas tendências de mercado e desafios enfrentados por nossos parceiros e seus clientes. Isso nos permite desenvolver e refinar nossa tecnologia para atender a necessidades específicas, como por exemplo no Brasil, a fraude de pagamento em tempo real com o uso do PIX. Trabalhando em estreita colaboração com a Dock, fomos capazes de oferecer uma solução abrangente que agrega valor excepcional para seus clientes”, completou.
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