book_icon

Redes corporativas ainda têm muito a evoluir, diz estudo da HPE Aruba

Estudo mostra que os líderes globais de TI não estão reconhecendo a extensão total da conexão entre sua rede corporativa e as experiências dos funcionários

Redes corporativas ainda têm muito a evoluir, diz estudo da HPE Aruba

Apesar da demanda contínua por trabalho híbrido, os líderes globais de TI não estão reconhecendo a extensão total da conexão entre sua rede corporativa e as experiências dos funcionários. Isso está de acordo com uma pesquisa recente da HPE Aruba Networking, que descobriu que, embora três quartos dos entrevistados acreditem que a digitalização é fundamental tanto para os funcionários realizarem seus trabalhos quanto para a atração e retenção de talentos, apenas 55% veem a forte relevância da rede a estas áreas.

A pesquisa, que apresenta respostas de 2,1 mil líderes de TI em 21 países, examinou como os líderes de TI estão atualmente abordando a rede corporativa e avaliou até que ponto eles e a organização entendem seu papel como um ativo que impulsiona os negócios e o impacto que estão vendo como resultado.

Uma rede moderna pode não apenas fortalecer as experiências dos funcionários e atrair o grupo de talentos certo, mas também tem o potencial de causar impacto em todas as áreas do negócio

Em uma nota positiva, há um crescente reconhecimento por parte dos líderes de negócios e de TI sobre a amplitude e o escopo do impacto da rede. De acordo com 44% dos líderes de TI, a rede é vista principalmente por seus negócios e sua liderança como uma ferramenta para a Transformação Digital, enquanto outros 33% dizem que sua organização a vê desempenhando um papel na transformação comercial mais ampla. Em contraste, apenas 23% dizem que sua organização reconhece a rede apenas por sua conectividade funcional.

No entanto, os resultados também apontaram conexões perdidas de onde essa transformação pode vir – principalmente no que diz respeito à entrega de experiências aos funcionários.

Conectando as experiências dos funcionários com a rede

Três quartos dos líderes de TI acreditam que a digitalização é fundamental tanto para atrair talentos quanto para que os funcionários possam realizar seus trabalhos. No entanto, com o reconhecimento da relevância da rede para a atração e retenção de funcionários como a mais baixa de todas as áreas de negócios listadas, talvez não seja surpreendente que essa também seja a área em que os líderes de TI estimam que a rede está tendo o menor impacto atualmente. Ou o impacto menos positivo .

Esse impacto se torna aparente quando se considera o que as redes atuais parecem ser capazes de fornecer – apenas 43% dos líderes de TI dizem que sua rede permite que a equipe trabalhe de qualquer lugar e apenas 34% concordam que sua rede pode oferecer conectividade contínua. Enquanto isso, com a personalização digital em mente, menos ainda (29%) observam que sua rede permite que eles ofereçam aos funcionários um serviço Traga seu próprio dispositivo (BYOD).

“Dada a prevalência e a demanda por trabalho flexível, a falta de compreensão sobre como a rede pode aprimorar as experiências dos funcionários parece uma falha particularmente perigosa”, disse Sylvia Hooks, CMO da HPE Aruba Networking. “O simples fato é que ninguém pode fazer seu trabalho hoje em dia sem a rede. Mas, embora as organizações reconheçam a rede como um recurso crítico para os negócios ao aprimorar sua jornada de transformação digital, no ambiente de trabalho atual esse requisito vai muito além de oferecer conectividade – uma experiência conectada mais contínua, eficiente, inteligente e segura é essencial”, observou.

Onde está a rede atualmente gerando retorno sobre o investimento?

As três principais conexões mais fortes feitas pelos líderes de TI entre a rede e várias partes do negócio foram eficiência de TI, eficiência operacional e segurança cibernética (elementos centrais da maioria dos projetos de transformação digital).

Essas também foram as áreas em que os entrevistados estão vendo o maior impacto da rede e, talvez mais importante, onde aqueles que investiram na rede nos últimos dois anos estão vendo os melhores resultados de negócios. Comparativamente, quem não conseguiu investir na rede apresentou, em média, 21 pontos percentuais a menos de impacto positivo em todas as áreas de negócios.

Embora o investimento seja crítico para aprofundar os retornos da rede, está claro que ainda há um potencial inexplorado para a rede fornecer em áreas adicionais de aumento de negócios. Para desbloquear o verdadeiro orçamento potencial da rede, deve ser canalizado para a infraestrutura certa – uma que modernize todos os aspectos das operações da rede.

“Uma rede moderna pode não apenas fortalecer as experiências dos funcionários e atrair o grupo de talentos certo, mas também tem o potencial de causar impacto em todas as áreas do negócio”, disse Larry Lunetta, vice-presidente de Marketing de Soluções de Portfólio da HPE Aruba Networking. “No entanto, para realizar essa transformação mais ampla, os líderes de TI precisam reformular as discussões de rede e começar a falar em termos de resultados de negócios versus especificações técnicas. Somente fazendo isso, eles podem mostrar ao C-suite que o investimento está relacionado ao impacto positivo e gera valor comercial”, finalizou.

Serviço
www.hpe.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.