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Gartner revela expectativas dos funcionários com o trabalho híbrido

Reuniões híbridas, monitoramento de atividades e retorno ao escritório continuam a impactar significativamente a experiência dos colaboradores

Gartner revela expectativas dos funcionários com o trabalho híbrido

Um estudo recente da Gartner descobriu que 77% dos trabalhadores digitais desejam participar da criação de seu modelo de trabalho híbrido, enquanto 14% preferem ter seu ambiente de trabalho híbrido obrigatório. “Um dos maiores desafios do trabalho híbrido é a falta de alinhamento entre o que os trabalhadores desejam e a previsibilidade que as organizações, gerentes e trabalhadores precisam para serem eficazes”, disse Caitlin Duffy, diretora da prática de RH do Gartner. “À medida que os desejos e necessidades dos funcionários mudaram, as organizações devem responder com atenção para manter a produtividade e evitar atritos”, observou.

A quinta pesquisa semestral de experiência do trabalhador digital do Gartner foi realizada de setembro a novembro de 2022 entre 4.861 funcionários em tempo integral que usam tecnologia digital para fins de trabalho, em organizações com 100 ou mais funcionários nos EUA, Reino Unido, Índia e China. Entre as descobertas estão:

Cada vez mais, o RH precisará fazer parceria com os líderes do local de trabalho digital para garantir que eles estejam criando a experiência digital desejada para o funcionário

Reuniões híbridas são improdutivas e impopulares

Quase metade dos trabalhadores digitais pesquisados ​​pelo Gartner (47%) afirmaram que preferem passar a maior porcentagem de tempo em reuniões virtuais, com áudio e/ou vídeo, e a menor porcentagem de tempo em reuniões híbridas, onde alguns participantes participam de uma configuração de grupo presencial e outros entram via webcam ou telefone. Os entrevistados classificaram as reuniões híbridas como a segunda menos produtiva (17%), sendo menos produtivas as reuniões apenas com áudio e as reuniões presenciais como as mais produtivas (46%).

Os líderes do local de trabalho digital podem facilitar a produtividade e melhorar a experiência do usuário durante reuniões híbridas, garantindo que todos os participantes possam ver e ouvir todos com clareza; interaja com compartilhamento de conteúdo e conversas na reunião; entrar na reunião com apenas um botão ou link; e mover-se perfeitamente entre sistemas operacionais e dispositivos.

“Além de melhorar as reuniões híbridas, os líderes e gerentes devem avaliar a cultura de reuniões em sua organização e garantir uma mistura intencional de trabalho assíncrono e síncrono”, disse Duffy.

O monitoramento precisa trazer benefícios para os funcionários

Muitas organizações implementaram o monitoramento da produtividade dos funcionários como um meio de entender o que os funcionários estão fazendo em um ambiente de trabalho híbrido menos visível. Quando utilizados devido à desconfiança, os sistemas de monitoramento de funcionários procuram determinar se os funcionários estão ativos em dispositivos e aplicativos ou se os funcionários estão atendendo ao escritório conforme determinado.

No mais alto nível de confiança, os esforços de monitoramento de funcionários ajudam os gerentes a ver quais funcionários são mais produtivos e por quê, ou se os resultados de negócios estão sendo alcançados. Nesse cenário, 96% dos funcionários estão mais dispostos a aceitar o monitoramento se isso levar a uma assistência que os beneficie:

– Um terço dos trabalhadores digitais aceitaria o monitoramento em troca de apoio para encontrar informações ou dados para realizar seu trabalho.

– 30% dos trabalhadores digitais aceitariam o monitoramento em troca de uma divulgação proativa do suporte.

–  28% dos trabalhadores digitais aceitariam o monitoramento em troca de simplificar informações e notificações, bem como obter conselhos sobre melhoria de desempenho.

“Organizações progressistas estão buscando uma transparência radical sobre quando os dados estão sendo coletados, quais dados são coletados, por quanto tempo são mantidos, quem tem acesso a eles e para que finalidade estão sendo coletados”, disse Tori Paulman, analista e diretor sênior do Gartner. “Isso inclui dar aos funcionários a oportunidade de optar pela coleta de informações e dados”, completou.

Motivadores do retorno ao escritório

A pesquisa revelou um conjunto diversificado de motivadores para que os trabalhadores digitais retornem ao escritório, a saber:

Facetime: 40% dos trabalhadores listaram “facetime” (ou seja, reunião cara a cara), seja com colegas, gerentes ou líderes seniores, como seu motivador número 1.

Comodidades do local de trabalho: 45% dos trabalhadores compartilharam que outros aspectos do local de trabalho seriam seu motivador número 1, como equipamentos de escritório (mesas ergonômicas, monitores, impressoras e Wi-Fi), capacidade de concentração, pertencimento ao local de trabalho, contato pessoal Suporte de TI e comodidades de escritório, como estacionamento, academias de ginástica, creche e almoço.

Consequências: apenas 10% dos trabalhadores compartilharam que as consequências, como as expectativas de seu gerente ou a preocupação de que estariam em desvantagem na carreira, seriam seu motivador número 1.

“À medida que o local de trabalho continua a evoluir, a experiência do funcionário também evolui”, acrescentou Duffy. “Cada vez mais, o RH precisará fazer parceria com os líderes do local de trabalho digital para garantir que eles estejam criando a experiência digital desejada para o funcionário”, finalizou.

Serviço
www.gartner.com

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