book_icon

NTT Data forma especialistas em Engenharia de Confiabilidade de Sites

O programa Plantio SRE tem como objetivo realizar o processo de capacitação de profissionais internos ou recém absorvidos do mercado de trabalho

NTT Data forma especialistas em Engenharia de Confiabilidade de Sites

O crescimento do uso de plataformas digitais está demandando nas áreas de tecnologia das grandes empresas profissionais de uma área relativamente nova: especialistas em Engenharia de Confiabilidade de Sites (ou SRE, na sigla em inglês). Por isso, para atender ao aumento da demanda de profissionais com essa capacitação, a NTT Data, através dos Studios SRE, está formando profissionais para contribuir de forma direta com o aculturamento das práticas de SRE dentro de clientes de grande porte. Trata-se do programa Plantio SRE.

O Plantio SRE tem como objetivo realizar o processo de capacitação de profissionais internos ou recém absorvidos do mercado de trabalho. O processo de formação conta com práticas de desenvolvimento, conteinerização, Cloud, DevOps, formação em ferramentas de observabilidade e engenharia do caos. O processo de formação possui mentores para direcionamento, realização de práticas e aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos durante os cursos. Após a formação, o profissional é inserido no cliente junto com líderes técnicos para iniciar de forma prática as implementações da cultura do SRE.

Na prática, o profissional de SRE tem como principal papel aumentar o grau de satisfação do cliente, por meio de ferramentas que garantem maior disponibilidade, estabilidade e segurança

O programa dura cerca de dois meses. Os participantes passam por 200 horas de formação, entre teoria e prática – e já recebem remuneração nessa fase. Logo após a conclusão eles podem participar de projetos da NTT Data. Desde junho do ano passado, quando o Plantio SRE começou, 60 profissionais foram capacitados.

O engenheiro de Confiabilidade em Sites atua para garantir o nível de confiança de um software. Sua função é evitar o surgimento de problemas ao desenvolver soluções para melhorar a usabilidade de plataformas e sistemas. Na prática, o profissional de SRE tem como principal papel aumentar o grau de satisfação do cliente, por meio de ferramentas que garantem maior disponibilidade, estabilidade e segurança dentro das plataformas digitais. O maior nível de confiabilidade é obtido pelada criação de Errors Budgets, determinação de SLAs/SLOs e otimização de processos automatizados.

Segundo o LinkedIn, o profissional de SRE está dentro das 25 profissões que mais tiveram crescimento de mercado nos Estados Unidos nos últimos cinco anos. Isto reflete o movimento do mercado em adoção à esta prática e na manutenção dos profissionais capacitados.

“No processo de seleção de candidatos, temos uma constante preocupação com a igualdade de oportunidades para todas as comunidades e gêneros para que possamos criar equipes bastante diversas”, diz Bruno Oliveira, head de SRE da NTT Data.

Um dos que passaram pelo curso foi Jeová Silva. Antes de se tornar profissional de SRE, ele era agente prisional. Ele tinha quase um ano no curso de graduação em Sistemas de Informação quando foi aprovado no curso do Plantio SRE. “Não imaginava que teria uma caminhada tão gratificante e na NTT Data. Quanto mais eu aprendia e praticava, maior meu interesse em estudar o mundo SRE”, diz Silva.

Outro participante é Guilherme Lenon. Depois de se formar em Educação Física, ele iniciou curso em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “Tive a oportunidade de trabalhar como SRE em uma instituição financeira de expressão, onde pude aplicar tudo que estudei além de adquirir mais conhecimento todos dos dias”, finaliza.

Serviço
br.nttdata.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.