Atualmente, ainda mais depois da pandemia de Covid-19, é impossível pensar em serviços de saúde sem ferramentas tecnológicas, elementos que se tornaram essenciais em todos os processos realizados em um centro de saúde, desde o atendimento ao paciente até as questões administrativas.
De acordo com a última Pesquisa Global sobre o Setor de Saúde, realizado com mais de 500 executivos de hospitais das áreas clínica, TI e compras da América Latina, essas entidades planejam aumentar o orçamento para mobilidade clínica para assistência médica durante o ano de 2024.
O relatório confirma que é fundamental entender melhor o papel que a tecnologia desempenha no setor de saúde e, nesse sentido, a Zebra oferece uma série de soluções tecnológicas que melhoram a qualidade do serviço e o bem-estar dos pacientes.
“Os serviços na área de saúde devem focar seus esforços de transformação Digital para melhorar o atendimento ao paciente, a experiência dos profissionais e suas operações, com foco no cumprimento das regulamentações, atendimento ao paciente e opções convenientes para eles”, explica Andrés Ávila, gerente sênior de Marketing de Saúde da Zebra Technologies na América Latina.
Durante a pandemia, muitos serviços tiveram de dar um salto para fortalecer sua tecnologia, e a saúde não foi exceção. Sem avançar mais, uma análise da RedInterclínica revelou que as consultas com especialistas de saúde, na modalidade de telemedicina, aumentaram 900% durante o primeiro semestre de 2020, o que motivou uma mudança e uma aposta em soluções digitais.
Considerando essas necessidades e os resultados captados pelo estudo realizado, a Zebra Technologies tem estado atenta a essas tendências na área da saúde, criando ferramentas tecnológicas que hoje estão na vanguarda e otimizam o trabalho nos centros de saúde. Veja algumas delas:
Soluções de Identificação do Paciente: funciona tanto para a sua admissão como para a sua permanência na instituição. Dessa forma, os erros são minimizados ao permitir o acesso às informações essenciais do paciente durante todo o processo de atendimento;
Pontos de atendimento à beira do leito: com dispositivos móveis e impressoras, os profissionais de saúde podem imprimir etiquetas à beira do leito para corresponder com precisão a amostra ao paciente e até mesmo acessar as informações do tratamento no sistema;
Administração de medicamentos com código de barras: essa solução permite que os profissionais de saúde garantam que o paciente certo receba o medicamento certo no momento certo;
Etiquetas na área laboratorial: impressoras, etiquetas de amostras e scanners de código de barras simplificam a administração, melhorando a identificação e o rastreamento da amostra desde a coleta até a análise;
Criptografia e monitoramento de dados 24 horas por dia, 7 dias por semana: a Zebra possui dispositivos específicos que permitem criptografia de dados e capacidade de monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana, permitindo mobilidade clínica, onde a pessoa pode acessar informações de qualquer lugar. Com ele, o colaborador consegue se conectar, conversar, enviar mensagens de texto e compartilhar imagens com segurança, em qualquer lugar;
Soluções de rastreamento: além disso, é possível obter visibilidade de operações como suprimentos, equipamentos médicos e, assim, aproveitar melhor a tomada de decisões com tecnologia de rastreamento, como identificação por radiofrequência (RFID). Isso economiza etapas e tempo enquanto o funcionário termina de procurar ativos perdidos – desde bombas e monitores cardíacos a camas e cadeiras de rodas – localizando-os quando a pessoa precisar deles. Com essa solução, é possível usar as informações para rastreamento de proximidade e contato próximo para ajudar a proteger os pacientes e funcionários.
Pulseiras confortáveis e controladas para pacientes: pulseiras de identificação difíceis de escanear podem comprometer a segurança do paciente e a capacidade de fornecer cuidados adequados. Por esse motivo, a maioria dos hospitais escolhe pulseiras térmicas e a laser, que melhoram a precisão da identificação do paciente e a eficiência operacional dos serviços no local de atendimento;
Sensores de identificação para cadeias de frio: sensores para identificação de elementos que precisam ser manuseados dentro de uma cadeia de frio, como vacinas, amostras e alguns medicamentos, alertam em tempo real sobre mudanças na temperatura dos produtos ou a manipulação adequada destes. Eles podem transmitir as informações por meio de uma reação química, mudança de cor ou via bluetooth.
Além da telemedicina, que trouxe múltiplos benefícios como o conforto e o cuidado com profissionais de saúde e pacientes, descongestionando também os serviços, atualmente existem outras tecnologias que permitem o atendimento presencial e que otimizam, melhoram e gerenciam de uma forma mais muito mais eficiente e segura.
Serviço
www.zebra.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo