A Trend Micro, provedora global de segurança cibernética, divulgou uma nova pesquisa revelando que, embora as organizações globais planejem aumentar os orçamentos de segurança cibernética em 2023, os líderes empresariais mantêm visões conflitantes sobre sua função.
“Se as organizações quiserem aproveitar ao máximo seus investimentos em segurança, os líderes empresariais devem reformular sua visão de segurança cibernética – para pensar de forma mais ampla sobre como isso pode impactar positivamente a empresa. Esta pesquisa mostra que é claramente um componente crítico para conquistar novos negócios e talentos. Em um momento em que cada dólar/centavo conta, é preocupante ver visões estereotipadas de segurança persistirem no topo”, disse Jon Clay, vice-presidente de Inteligência de Ameaças da Trend Micro.
Segundo a pesquisa, quase dois terços (64%) dos entrevistados de tomadores de decisão de negócios (BDM) dizem que planejam aumentar o investimento em segurança em 2023. No entanto, a pesquisa também revelou lacunas críticas na compreensão dos BDMs sobre o relacionamento entre segurança cibernética e outras partes da organização.
Por um lado, metade (51%) afirma que a segurança cibernética é um custo necessário, mas não contribui para a receita, enquanto uma parcela semelhante (48%) argumenta que seu valor é limitado à prevenção de ataques/ameaças. Quase um quinto (38%) vê a segurança como uma barreira em vez de um facilitador de negócios.
No entanto, por outro lado, 81% temem que a falta de credenciais de segurança cibernética possa afetar sua capacidade de conquistar novos negócios – com um quinto (19%) admitindo que já o fez. Isso ocorre porque quase três quartos (71%) dos BDMs admitem que estão sendo questionados sobre a postura de segurança nas negociações com clientes potenciais e fornecedores. E 78% dizem que esses pedidos de informações estão aumentando em frequência.
Essa aparente contradição nas atitudes é revelada por outra descoberta. Apesar de prospects e fornecedores priorizarem claramente a segurança nas negociações, apenas 57% dos BDMs percebem que existe uma conexão forte ou muito forte entre o ciberespaço e a aquisição/satisfação do cliente.
A aquisição de talentos é outra área em que há lacunas claras no entendimento dos BDMs sobre a interconectividade entre a segurança cibernética e o resto do negócio. Quase três quartos (71%) dos entrevistados afirmam que a capacidade de trabalhar de qualquer lugar tornou-se vital na batalha por talentos. No entanto, apenas cerca de dois quintos entendem a forte conexão entre segurança cibernética e retenção de funcionários (42%) e atração de talentos (43%). Isso apesar dos entrevistados reconhecerem o impacto do cyber na experiência do funcionário:
– 83% dizem que as políticas de segurança atuais afetaram a capacidade dos funcionários remotos de realizar seus trabalhos (por exemplo, problemas de acesso à rede e informações e diminuição do ritmo de trabalho).
– 43% dizem que as políticas de segurança atuais restringem a capacidade dos funcionários de trabalhar de qualquer lugar.
– 54% dizem que as políticas atuais restringem quais dispositivos/plataformas os funcionários podem escolher usar.
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