No Brasil, há mais smartphones ativos do que pessoas. Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, são 242 milhões de celulares inteligentes em uso no País, que tem pouco mais de 214 milhões de habitantes, de acordo com o IBGE. Em virtude dessa nova realidade, investir em aplicativos tem sido uma resposta eficiente de conexão entre as empresas e seus clientes. No entanto, a má funcionalidade deles pode acarretar em efeitos contrários, com prejuízos para ambas as partes. Segundo Rogério Athayde, CTO da keeggo, empresa fornecedora de soluções de tecnologia para negócios, muitos problemas poderiam ser evitados se houvesse maior atenção às fases de testes durante o desenvolvimento e operação dos apps.
“Quando funcionam bem, os programas podem fidelizar um cliente, trazendo ganho para todas as partes envolvidas. Testes são ferramentas-chave capazes de fazer a identificação precoce dos erros, com tempo suficiente para corrigi-los, o que pode evitar perdas financeiras e de reputação”, afirma o executivo.
A equipe da keeggo entende a importância de uma fase de testes bem aplicada e, pensando nisso, desenvolveu o knooly, uma solução de gestão de qualidade que permite total controle e acompanhamento das atividades, tarefas e fases dos testes de software em todos os tipos de aplicações sejam elas Mobile, Web, Desktop ou API no que tange a execução dos testes e a governança da qualidade. A ferramenta já está em operação e é utilizada por grandes clientes da companhia.
“Muitos dos nossos clientes possuem apps funcionais e eles precisam ter uma boa performance no dia a dia. O knooly traz uma visão 360º das atividades e fases de testes de software e contribui para identificar erros com antecedência para que as equipes possam agir para corrigi-los, antes de impactar os usuários finais. Manter a usabilidade fluída por quem está utilizando o App é o cenário ideal para qualquer empresa que tem aplicativos”, destaca o CTO.
Os aplicativos são fundamentais para o crescimento de uma empresa. Eles podem atrair clientes, melhorar a comunicação entre funcionários, agilizar processos internos, além de reduzir custos. “Se forem realizados testes periódicos, desde o início do funcionamento do app, é possível prever erros com mais assertividade, além de garantir a confiança do usuário final e sua satisfação ao utilizar o software”, destaca Athayde.
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MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
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