book_icon

Empresas apostam no gerenciamento interno de programas ESG, diz IDC

Empresas mais maduras em ESG estão se voltando cada vez mais para plataformas de software para atender às suas necessidades de gerenciamento de dados e relatórios

Empresas apostam no gerenciamento interno de programas ESG, diz IDC

Uma pesquisa recente da IDC mostra que as organizações com as estratégias ambientais, sociais e de governança (ESG) mais maduras estão se voltando cada vez mais para plataformas de software para atender às suas necessidades de gerenciamento de dados e relatórios. Isso representa uma transição importante para a gestão independente do programa ESG e para longe da dependência de consultores e provedores de serviços especializados nesta área.

“As plataformas de software desempenharão um papel essencial na jornada de maturidade ESG de uma organização. Essas plataformas apoiarão as organizações desde a coleta de dados em estágio inicial e avaliações de materialidade por meio da capacitação de estratégia de negócios sustentável e todas as etapas intermediárias”, afirmou Amy Cravens, gerente de Pesquisa GRC e Tecnologias de Relatórios e Gestão ESG da IDC.

O relatório ESG Software Perceptions Survey examina a priorização e as percepções das organizações para as principais ferramentas de gerenciamento ESG

A IDC identificou três estágios de maturidade entre as organizações que adotaram o software ESG. A maturidade em estágio inicial inclui aquelas organizações onde os processos formais de divulgação e conformidade estão em vigor, mas o ESG ainda não é um componente da prática diária. As organizações com indicadores-chave de desempenho (KPIs) estabelecidos e controles para metas ESG estão no estágio intermediário de maturidade. O estágio final da maturidade ESG é sinalizado pela incorporação total do ESG ao modelo de negócios e à estratégia da organização.

A IDC encontrou variações na maturidade ESG entre os setores, com os setores de manufatura e serviços mais avançados em sua jornada, enquanto os setores de educação e governo ainda estão nos estágios iniciais de maturidade. Apesar dessas variações, os objetivos do software ESG eram praticamente os mesmos em todos os setores: gerenciamento de dados, relatórios de dados e gerenciamento de riscos.

Entre as organizações que adotaram o software ESG, o gerenciamento de dados foi identificado como o principal impulsionador dessa decisão, seguido pelos relatórios ESG e pelo gerenciamento de riscos ESG. Da mesma forma, a pesquisa mostrou que o gerenciamento das metas de sustentabilidade era a prioridade de negócios mais importante para o software ESG. No entanto, as prioridades de negócios para software ESG variaram um pouco entre os setores com conformidade aprimorada, desempenho financeiro aprimorado, percepção de marca/fidelidade do cliente aprimorada e eficiência operacional aprimorada identificada como as 4 principais prioridades.

Embora os relatórios fossem percebidos como a ferramenta de software ESG mais importante, o gerenciamento de dados continuou sendo um fator importante nas decisões de compra de software. Como as metas internas de sustentabilidade e as iniciativas de relatórios externos dependem da disponibilidade de dados de qualidade, os entrevistados da pesquisa identificaram o gerenciamento, o credenciamento e a análise de dados como três dos principais recursos de software ESG classificados. E para atender a essas necessidades de dados, contabilidade de carbono, contabilidade não-carbono e gerenciamento de auditoria estavam entre as ferramentas de software ESG mais importantes.

O relatório ESG Software Perceptions Survey examina a priorização e as percepções das organizações para as principais ferramentas de gerenciamento ESG. Além das metas e prioridades de negócios que impulsionam a adoção de software ESG, o relatório analisa as necessidades de relatórios ESG em toda a região geográfica, setor e tamanho da empresa.

Serviço
www.idc.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.