book_icon

Fujitsu e Nvidia apresentam solução 5G vRAN com a operadora NTT Docomo

A solução aplica o mecanismo de processamento de GPU da Nvidia A100X ao processamento da camada física na estação base, criando uma rede aberta flexível

Fujitsu e Nvidia apresentam solução 5G vRAN com a operadora NTT Docomo

A Fujitsu anunciou o lançamento de uma nova solução 5G vRAN combinando a CU (Centralized Unit) virtualizada (vCU) e a DU (Distributed Unit) virtualizada (vDU) da Fujitsu com a tecnologia de GPU da Nvidia. A Fujitsu começará a oferecer a nova solução para clientes, incluindo operadoras de telecomunicações globais, em março de 2023. A nova solução foi desenvolvida como parte do projeto “5G Open RAN Ecosystem” (OREC) promovido pela NTT Docomo, que também apoiou testes de verificação e avaliação de desempenho da nova solução.

A solução aplica o mecanismo de processamento de GPU da Nvidia A100X ao processamento da camada física na estação base. Dessa forma, a nova solução permite o processamento paralelo de estações-base virtualizadas e aplicativos de Borda em recursos de hardware GPU em uma configuração tudo-em-um, que permite que cada função seja construída no mesmo servidor. Isso permite que as operadoras de telecomunicações criem uma rede aberta flexível com uma configuração de dispositivo simples, que pode ser ampliada com uma variedade de funções. A solução oferece ainda maior capacidade de unidade de rádio (RU) e poder de processamento, fornece um ambiente de comunicação de alta qualidade e é capaz de lidar com processamento de dados de alta carga junto com melhorias futuras em tecnologias de antena.

A Fujitsu fornecerá esta nova solução à NTT e outras operadoras de telecomunicações globalmente para contribuir para a expansão da infraestrutura de rede 5G de alta qualidade

Com esta nova solução, a Fujitsu pretende contribuir para a expansão global da rede 5G aberta em cooperação com operadoras de telecomunicações, incluindo a NTT Docomo.
A Fujitsu apresentará esta solução em seu estande no MWC Barcelona 2023, a maior exposição mundial da indústria móvel, que será realizada de 27 de fevereiro a 2 de março em Barcelona, ​​na Espanha.

A construção de sistemas mais eficazes e resilientes representa um desafio cada vez mais urgente para operadoras de telecomunicações que operam suas próprias redes.

Além disso, em meio à tendência global de especificações de estações-base abertas, como O-RAN, a introdução de sistemas vRAN – estações base baseadas em software que não requerem hardware dedicado – está ganhando cada vez mais atenção, pois permitem a aquisição flexível de equipamentos e redução de custos. Espera-se ainda que o 5G, que oferece comunicações de ultravelocidade, alta capacidade e baixa latência com base na computação de Borda de acesso múltiplo (MEC), contribua para a realização de novos serviços em vários setores.

Características da nova solução

A Fujitsu combinou sua tecnologia vRAN lançada em março de 2022 com o mecanismo de processamento de GPU da Nvidia A100X, o “Aerial SDK” da Nvidia para processamento de estação base e uma estrutura de IA abrangente desenvolvida pela Nvidia para oferecer uma solução que pode ser implementgada para uma ampla variedade de casos de uso, de operadoras a clientes corporativos.

1. Estação-base paralela e funções de computação por meio da virtualização de recursos da GPU

Ao virtualizar os recursos de hardware do mecanismo de processamento de GPU da Nvidia A100X nas estações-base virtualizadas, os recursos de computação podem ser distribuídos e processados. Como resultado, o processamento de comunicação de estações-base sem fio e o processamento de computação usando tecnologias como IA podem ser executados em paralelo na mesma GPU.

Desta forma, a Fujitsu criou um sistema em que várias aplicações podem ser operadas através de redes 5G com uma configuração de dispositivo tudo-em-um mais simples do que antes. O sistema apoiará ainda mais os clientes corporativos no fornecimento de novos serviços, incluindo controle de AGV (Automated Guided Vehicle) em locais de fabricação e distribuição de vídeo usando tecnologias de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR), aproveitando a alta velocidade, alta capacidade e baixa latência 5G.

2. GPU para mais poder de processamento para comunicações sem fio e escala para futuras melhorias na tecnologia de antena

Aproveitando o poder de computação do  Nvidia A100X, a Fujitsu conseguiu melhorar a capacidade de processamento do sistema de estação-base, oferecendo a um grande número de usuários um ambiente de comunicação de alta qualidade. Aproveitando o alto poder de computação do A100X, o sistema exigirá apenas uma simples atualização de software para lidar com o processamento de dados de alta carga junto com melhorias futuras em tecnologias de antena, incluindo Massive MIMO.

A Fujitsu fornecerá esta nova solução à NTT e outras operadoras de telecomunicações globalmente para contribuir para a expansão da infraestrutura de rede 5G de alta qualidade.

“O setor está se movendo rapidamente em direção ao vRAN que pode ser dimensionado para Open RAN mais flexível, extensível e inteligente. Estamos empenhados em transformar a indústria e acelerar os serviços sem fio em todo o mundo, juntamente com grandes parceiros OREC, como Fujitsu e NVIDIA”, disse Sadayuki Abeta, chefe global de soluções Open RAN, evangelista da NTT Docomo e Orec.

“A Nvidia tem o prazer de colaborar com a NTT Docomo, a Fujitsu e os parceiros do ecossistema da indústria para atingir o objetivo de 5G vRAN definido por software e aplicativos de IA de Borda em um sistema tudo-em-um acelerado por GPU. Ao combinar o Nvidia Aerial for 5G, XR para Realidade Virtual e Omniverse para gêmeos digitais, em um único sistema, mostraremos como o mesmo servidor habilitado para GPU pode alimentar aplicativos de IA e fornecer uma experiência imersiva do mundo dos gêmeos digitais e reais, em uma rede 5G”, observou Ronnie Vasistha, vice-presidente sênior de telecomunicações da Nvidia.

“A Fujitsu está oferecendo software de estação-base 5G totalmente virtualizado e computação de Borda multiacesso (MEC) alimentada por aplicativos de IA e XR em uma configuração tudo-em-um nos mesmos recursos de computação, oferecendo aos clientes serviços de latência ultrabaixa, TCO altamente otimizado e desempenho verde. Avançando, continuaremos a trabalhar com NTT Docomo, Nvidia e outros parceiros globais de ecossistema aberto para contribuir com o desenvolvimento de negócios de operadoras de telecomunicações e clientes corporativos, bem como o avanço da digitalização em escala global”, finalizou Masaki Taniguchi, vice-presidente sênior da unidade de negócios de Sistemas Móveis da Fujitsu.

Serviço
www.fujitsu.com
www.nvidia.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.