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Web3 ainda é ‘clube do bolinha’, mostra estudo do Boston Consulting Group

Segundo levantamento, apenas 13% das equipes fundadoras de empresas Web3 têm uma mulher e apenas 3% têm uma equipe exclusivamente composta por mulheres

Web3 ainda é ‘clube do bolinha’, mostra estudo do Boston Consulting Group

As empresas Web3, aquelas que desenvolvem novos aplicativos radicais envolvendo o Metaverso, tecnologias Blockchain e criptomoedas que devem transformar muitos setores globais, estão na vanguarda para moldar o futuro digital do mundo. Mas, em um aspecto, essas empresas permanecem presas ao passado: as mulheres estão muito sub-representadas entre fundadores e investidores. Além do mais, essa sub-representação é maior do que na educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) e na indústria de tecnologia em geral. Apenas 13% das equipes fundadoras da Web3 têm uma mulher e apenas 3% têm uma equipe exclusivamente composta por mulheres.

Essas são algumas das descobertas de um estudo publicado nesta quinta-feira (16/2) pela BCG X, a unidade de construção e design de tecnologia do Boston Consulting Group (BCG) e People of Crypto Lab, um estúdio criativo e de inovação que visa aumentar a diversidade, a equidade e a inclusão no ecossistema Web3. As empresas se associaram para analisar a diversidade de gênero de fundadores e investidores usando um banco de dados da Crunchbase composto por quase 2,8 mil participantes.

A Web3 revolucionará a forma como interagimos, transacionamos e monetizamos como sociedade, mas isso só pode ser alcançado se as mulheres estiverem igualmente envolvidas em seu desenvolvimento

Intitulado Web3 Already has a Gender Diversity Problem (Web3 já tem um problema de diversidade de gênero), o estudo também observa que, no financiamento de empresas Web3, a divisão é ainda maior. As equipes fundadoras exclusivamente masculinas arrecadam quase quatro vezes mais, em média, do que as equipes femininas – quase US$ 30 milhões em comparação com cerca de US$ 8 milhões. E entre as empresas da Web3 que arrecadaram mais de US$ 100 milhões , a porcentagem com equipes fundadoras só de mulheres é zero.

A disparidade de gênero se estende à força de trabalho geral da Web. Entre todos os funcionários das principais startups da Web3, a parcela de mulheres é maior – aproximadamente 27% – mas elas geralmente são agrupadas em funções não técnicas, como RH e marketing. De forma alarmante, essa lacuna é maior do que na força de trabalho geral em campos baseados em STEM, onde as mulheres representam 33% da força de trabalho, com 25% ocupando cargos técnicos.

“Os números são alarmantes. Esta é uma crise econômica e também de diversidade, com oportunidades sendo perdidas para apoiar e expandir negócios projetados com clientes do sexo feminino. A diferença de gênero na Web3 é um problema ainda maior do que o que conhecemos há muito tempo. sobre as empresas STEM em geral. Com a Web3, não estamos falando apenas de tecnologia – estamos falando de tecnologia aplicada a todos os setores e a todos os aspectos da vida”, disse Jessica Apotheker, diretora de Marketing do BCG e coautora do estudo. “Empresas Web3 moldarão como as pessoas se representam online, fazem negócios e interagem umas com as outras. A pesquisa do BCG descobriu que empresas com equipes de liderança diversificadas são melhores em inovação e mais lucrativas. Empresas Web3 que não adotam e aproveitam a diversidade desde o início abrirá mão de uma grande oportunidade de negócios e monetização”, afirmou.

Como os ecossistemas Web3 ainda estão no início de seu desenvolvimento, ainda há tempo para abordar essas questões usando as seguintes medidas descritas pelos autores:

Meça tudo – Um primeiro passo crítico é a medição granular e objetiva e relatórios sobre a representação das mulheres e outros aspectos da diversidade – em todo o ecossistema de fundadores, funcionários e investidores da empresa.

Coloque mulheres em equipes de investimento – Há dados claros mostrando que o viés inconsciente pode influenciar as decisões de financiamento, e as equipes de investimento exclusivamente masculinas têm maior probabilidade de apoiar equipes fundadoras exclusivamente masculinas. Para resolver isso, algumas empresas de capital de risco agora exigem que as equipes de investimento incluam pelo menos uma mulher.

Crie experiências de marca para serem inclusivas – As empresas que criam uma presença digital na Web3 devem garantir que estão criando a mais ampla gama de experiências para a base mais ampla possível de consumidores.

Construir um ecossistema de apoio – As empresas precisam investir tempo e recursos para garantir que as fundadoras e investidoras do espaço Web3 possam explorar redes fortes, diversificadas e inclusivas. A orientação – de mulheres e homens – é especialmente importante para abrir portas para aspirantes a fundadoras e investidoras. As cúpulas e conferências da Web3 devem se comprometer a patrocinar eventos que trabalhem para garantir a paridade de gênero entre os palestrantes, com um compromisso de pelo menos 30% de mulheres palestrantes para começar.

Parceria com reguladores – À medida que governos e organizações sem fins lucrativos se concentram mais em questões ambientais, sociais e de governança (ESG), eles estão desenvolvendo requisitos de relatórios mais rígidos e outras medidas relacionadas à composição de gênero de empresas e setores. Empresas e investidores têm a oportunidade de colaborar proativamente e ajudar a moldar essas regulamentações, em vez de simplesmente esperar que surjam.

“A Web3 revolucionará a forma como interagimos, transacionamos e monetizamos como sociedade, mas isso só pode ser alcançado se as mulheres estiverem igualmente envolvidas em seu desenvolvimento”, disse Simone Berry, cofundadora do People of Crypto Lab e coautora do estudo. “Apesar do ecossistema atual ser tendencioso para os homens, estamos muito no início do desenvolvimento com uma oportunidade incrível de não repetir os erros do passado e garantir que as mulheres tenham os recursos e o financiamento de que precisam para liderar a nova economia digital”, finalizou.

Serviço
www.bcg.com

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