As remessas mundiais de dispositivos (PCs, tablets e celulares) devem cair 4,4% em 2023, totalizando 1,7 bilhão de unidades, segundo a mais recente pesquisa do Gartner, empresa mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas. Em 2022, o mercado de dispositivos caiu 11,9%.
“A recessão econômica continuará a reduzir a demanda por dispositivos ao longo de 2023. Na verdade, os gastos dos usuários finais devem cair 5,1% este ano”, afirma Ranjit Atwal, analista e diretor Sênior do Gartner. “Do mesmo modo como a confiança empresarial estava começando a se recuperar após o pior da pandemia, ela diminuiu significativamente na maioria das regiões. Não esperamos que o alívio da inflação e dessa crise ocorram até o quarto trimestre de 2023.”
A tendência de queda diminuirá no mercado de dispositivos, pois a perspectiva econômica será menos pessimista em 2023, devido ao eventual aumento de gastos dos consumidores e das empresas.
Níveis de inventário de PCs voltarão ao normal no segundo trimestre de 2023 (2T23)
As remessas de PCs continuarão registrando o pior declínio entre todos os setores de dispositivos em 2023. Estima-se que este segmento diminua 6,8% neste ano, após uma queda de 16% em 2022.
Os analistas avaliam que os fornecedores de PC reduzirão seus níveis de estoque no primeiro semestre do ano. Como resultado, a expectativa é que os estoques voltem ao normal na segunda metade de 2023, após um aumento significativo nas cargas estocadas em 2022. “Os níveis de estoque aumentaram devido aos fornecedores superestimarem a demanda do mercado e devido ao colapso na confiança de clientes e à queda dramática na procura por esses equipamentos”, diz o analista do Gartner.
Em 2022, embora muitos PCs empresariais pudessem ser atualizados para o sistema operacional (SO) Windows 11, muitos ainda não passaram por este processo. Dessa forma, até o final de 2023, o Gartner espera que mais de 25% dos PCs corporativos sejam atualizados a nova edição do sistema. No entanto, o Windows 11 não gerará vendas suficientes para atingir os mesmos volumes vistos entre 2020 e 2022. A recessão reduzirá os gastos e orçamentos discricionários. O Gartner estima que consumidores e empresas estenderão seus ciclos de substituição de PCs e tablets para acima de nove meses até o final de 2023.
Ciclos de substituição de celulares também serão estendidos em 2023
O Gartner prevê que as remessas mundiais de smartphones cairão 4% em 2023. Estima-se que este mercado totalizará 1,23 bilhão de unidades em 2023, abaixo das 1,28 bilhão de unidades em 2022. “Os consumidores estão mantendo seus celulares por mais tempo do que o esperado, de seis a nove meses, e mudando de contratos fixos para flexíveis na ausência de novas tecnologias significativas”, destaca analista do Gartner. “Além disso, os fornecedores estão repassando os custos inflacionários dos componentes para os consumidores, o que está diminuindo ainda mais a demanda. Os gastos dos usuários finais com celulares devem cair 3,8% em 2023.”
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo