book_icon

Digitalizar para incluir: os desafios da conectividade no Brasil

As históricas deficiências de infraestrutura desencorajam a expansão digital, mas os avanços de novas tecnologias permitem perspectivas mais otimistas para o futuro. A conectividade é um desafio central para países em desenvolvimento como o Brasil. Historicamente, a falta de investimentos em infraestrutura e a complexa regulamentação das telecomunicações são fatores que desestimularam os avanços da conectividade no País, e que ainda prejudicam a velocidade e a qualidade da conexão em muitas áreas. É notável, no entanto, que o cenário no Brasil – e no mundo – atravessa um momento de plena expansão, principalmente com a chegada de tecnologias avançadas ao mercado.

Segundo a divulgação mais recente da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, cerca de 90% dos lares brasileiros têm acesso à internet. Ainda de acordo com a pesquisa, são 65,6 milhões de domicílios conectados — 5,8 milhões a mais do que indicava o levantamento realizado em 2019. A pandemia do Covid-19 escancarou a desigualdade do acesso, e jogou holofotes sobre importância da conectividade, impulsionando avanços significativos no Brasil. Porém, ainda existem desafios a serem superados para que o acesso à internet seja democratizado e a nova geração de tecnologia para as redes móveis (5G) seja bem aproveitada.

Projetos de banda larga e inclusão digital
Quando o assunto é conectividade, não se pode deixar de citar a importância dos projetos de banda larga para integrar áreas remotas à rede. A banda larga é a solução ideal para expandir o acesso à internet de alta velocidade e qualidade, contribuindo para o desenvolvimento econômico a partir da criação de novos negócios e do aumento da eficiência nas empresas. Além disso, não se pode deixar de mencionar a importância dessa medida para que mais pessoas tenham acesso a serviços de educação e saúde online.

5G para todos é possível?
A chegada do 5G, sem dúvidas, é um reforço para a conectividade no Brasil e será essencial para estimular o ecossistema brasileiro de inovação e tecnologia. O 5G representa uma imensa oportunidade de inclusão digital, e esta precisa ser uma prioridade para a implantação dessa tecnologia. Com uma conexão até 20 vezes mais rápida do que a última geração (4G), a nova tecnologia oferece velocidade, confiabilidade e responsividade de altos níveis, criando as condições ideais para viabilizar grandes avanços tecnológicos. A implantação do 5G definitivamente é um dos grandes desafios da conectividade no Brasil atualmente.

Investimentos em infraestrutura
As deficiências de infraestrutura são responsáveis por grande parte dos problemas de conexão no Brasil — especialmente se tratando de áreas remotas. O número de antenas instaladas em algumas regiões comparado à demanda de usuários é muito pequeno, o que resulta em menor velocidade da conexão. Por isso, intensificar os investimentos em infraestrutura é uma condição essencial para o futuro da conectividade no país, e somente com políticas públicas coerentes a expansão digital se dará com melhores índices de velocidade da conexão.

Para finalizar, reforço a importância da conectividade para garantir avanços civilizatórios em nosso País. A democratização do acesso à internet e a melhoria dos serviços trarão benefícios indiscutíveis para nossa sociedade, tanto no ponto de vista das pessoas em suas residências como para os negócios que compõem a economia nacional. Superar as barreiras burocráticas e políticas que cerceiam o desenvolvimento da conectividade é uma tarefa difícil e que pode durar muitos anos, mas é um fato que levar conexão de qualidade para os brasileiros deve ser uma prioridade em nosso País.

Por Bruno Villardi, CEO da Comm.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.