book_icon

Gestão de Dados otimiza operações no mercado de energia

As empresas de energia – tanto produtoras quanto concessionárias – estão enfrentando novos desafios à medida que governos e corporações se comprometem a zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050

Gestão de Dados otimiza operações no mercado de energia

O crescimento das fontes de energia renováveis ​​mudou a maneira como as concessionárias gerenciam a demanda e, consequentemente, alterou a infraestrutura utilizada, o que demanda mais flexibilidade e planejamento.

Neste cenário, o gerenciamento de Dados pode ser um grande aliado das empresas de energia, pois os Dados podem ser utilizados para otimizar recursos, informar consumidores sobre seu consumo de energia, e oferecer serviços personalizados e novas ofertas de produtos.

É importante lembrar que as produtoras de energia costumam usar Internet das Coisas para conectar todos os seus equipamentos 

Paul Moxon, SVP Data Architectures & Chief Evangelist da Denodo, líder em gerenciamento de Dados, afirma que empresas de energia podem potencializar suas operações ao investir na gestão democrática de seus Dados.

“O gerenciamento eficaz de Dados pode gerar análises preditivas de consumo para planejar modelos de preços e educar os consumidores para utilizarem a energia de forma mais consciente, melhorando a relação com os clientes e com o meio ambiente”, explica Moxon.

Quando falamos em energias renováveis, Dados meteorológicos também são muito importantes para prever épocas com menos ventos ou períodos com menor incidência de luz solar, permitindo procurar alternativas para suprir as demandas de energia eólica e fotovoltaica, respectivamente, por exemplo.

Também é importante lembrar que as produtoras de energia costumam usar Internet das Coisas para conectar todos os seus equipamentos, gerando uma quantidade substancial de Dados que devem ser devidamente gerenciados para se obter informações em tempo real das operações e realizar manutenções preventivas.

Plataforma de virtualização integra Dados
Para que todas essas operações ocorram com eficiência, é necessário investir em uma plataforma de virtualização de Dados, que integre as informações de todos os Canais da empresa e consiga processá-las com segurança, como é o caso da Plataforma Denodo.

Empresas de energia ao redor do mundo já utilizam esta plataforma para otimizar suas operações, como a canadense TransAlta Wind Operations Group, que integra Dados de sensores de turbinas eólicas com Dados de previsão do tempo e históricos para ajudar a prever a ocorrência de formação de gelo nas turbinas.

Já a americana Texas Energy Utility coleta cerca de 800 milhões de leituras dos medidores de energia diariamente e utiliza a Plataforma Denodo para integrar estes dados com geolocalização de ativos para determinar causa, localização e extensão de possíveis interrupções. A Plataforma da Denodo também permite que a concessionária notifique os clientes sobre interrupções conhecidas, evitando acúmulo de chamadas para o Contact Center

Para saber mais sobre como o gerenciamento de Dados pode facilitar as operações das empresas de energia, assista ao Webinar “O novo papel dos dados no cenário em mudança do setor de energia” .

Serviço
www.brighttalk.com/webcast/12711/567052?utm_source=sfdc&utm_medium=em.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.