![Necessidades de negócios impulsionam serviços de Analytics no Brasil](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2021/07/data-analytics-1024x536-1.png)
O uso corporativo de serviços de Data e Analytics está crescendo fortemente no Brasil, à medida que mais empresas usam dados para melhorar suas operações e gerar novas receitas, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado pelo Information Services Group (ISG), uma empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia.
O relatório ISG Provider Lens Analytics Services 2022 para o Brasil revela que vários fornecedores de serviços de Analytics líderes no Brasil relataram taxas de crescimento de mais de 50% entre 2021 e 2022, indicando que o mercado de assistência especializada nessa área de tecnologia está crescendo. Grandes e pequenas empresas estão gerando volumes cada vez maiores de dados estruturados e não estruturados e buscando ajuda para coletá-los, analisá-los e monetizá-los, diz o ISG. A tendência se estende aos serviços de ciência de dados, engenharia de dados e monetização de dados, diz o relatório.
“Um olhar mais atento ao mercado brasileiro sugere que a demanda por serviços de Dados e Analytics está longe de ser satisfeita”, disse Sush Apshankar, líder de Análises do ISG Americas. “O interesse no uso de dados está apoiando o surgimento de novos fornecedores e a expansão dos portfólios das empresas existentes”, completou.
Como na maioria das regiões, as empresas no Brasil – especialmente as desafiadoras do mercado intermediário – estão começando a investir em novas tecnologias, incluindo IA, Machine Learning (ML) e gêmeos digitais, para obter insights sobre os quais possam atuar para obter vantagem competitiva, diz o relatório.
A decepção de algumas empresas com os resultados dos projetos de análise está diminuindo à medida que os fornecedores criam serviços mais adequados às necessidades dos clientes no Brasil, diz o ISG. Alguns clientes temiam que as iniciativas de dados exigissem alto investimento, processos de governança de dados demorados e desenvolvimento lento de data lakes, tudo levando à criação de modelos estatísticos que nunca chegaram à produção.
Os fornecedores de serviços responderam oferecendo soluções produtizadas com objetivos claramente definidos, como prevenção de fraudes e prevenção de rotatividade de clientes, diz o relatório. Isso levou a uma implementação mais rápida, objetivos claramente definidos e resultados mensuráveis, resultando em empresas mais dispostas a investir em tais projetos.
Oportunidades de negócios
Grandes empresas no Brasil com imensas quantidades de dados enfrentam desafios tecnológicos significativos para fazer o melhor uso deles, então estão recorrendo a fornecedores de serviços de engenharia de dados com recursos comprovados na curadoria de grandes conjuntos de dados para uma visão única em todos os formatos, canais e mídia, afirma o ISG.
Melhor acesso e compreensão dos dados também estão levando a novas oportunidades de negócios com a ajuda de fornecedores experientes em monetização de dados, diz o relatório.
“A monetização de dados tem um vasto potencial para gerar crescimento nos negócios”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “As empresas estão lançando empreendimentos totalmente novos com base na força recém-descoberta de seus dados”, comentou.
O relatório também examina várias outras tendências em torno de serviços analíticos no Brasil, incluindo a crescente importância de ferramentas de desenvolvimento Low-code/No-code e novas oportunidades surgindo em análise de vídeo.
O relatório ISG Provider Lens Analytics Services 2022 para o Brasil avalia as capacidades de 32 fornecedores em cinco quadrantes: Data Science Services – Large Enterprises, Data Science Services – Midmarket, Data Engineering Services – Large Enterprises, Data Engineering Services – Midmarket e Data Monetization Services.
O relatório nomeia Accenture, EY, IBM, Keyrus e Logicalis como líderes em três quadrantes cada. Nomeia Blueshift, Deal, Kumulus e Qintess como líderes em dois quadrantes cada. Compass UOL, Dedalus, Deloitte, Stefanini e UniSoma são apontadas como líderes em um quadrante cada.
Além disso, a BRLink é apontada como Rising Star – empresas com “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em dois quadrantes. GFT, Qintess e ST IT Cloud são nomeados como Rising Stars em um quadrante cada.
Serviço
www.isg-one.com
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