book_icon

Com tecnologia da Scipopulis, Pindamonhangaba é certificada como cidade inteligente

Nesta semana, o município passou a ser reconhecido oficialmente como Cidade Inteligente, utilizando métricas calculadas pelo painel Plancity para acompanhamento de indicadores para essa categoria

Com tecnologia da Scipopulis, Pindamonhangaba é certificada como cidade inteligente

Em parceria com a Scipopulis, a cidade de Pindamonhangaba, SP, passou a ser reconhecida, desde a última quarta-feira, dia 25, como uma cidade inteligente, ou smart city, termo usado para municípios que utilizam tecnologia para monitorar dados. Por meio do painel Plancity, plataforma que integra e processa informações para auxiliar a gestão pública com indicativos e percepções, visando a melhoria da administração e o direcionamento de políticas, a cidade conseguirá ampliar sua visão estratégica, permitindo mais investimentos e oportunidades de crescimento.

Também na mesma data, pela contribuição no projeto, a Scipopulis, empresa da green4T para integração e análise de dados para cidades inteligentes e soluções de mobilidade urbana, recebeu a certificação de “Empresa Amiga da Cidade”. Com o projeto iniciado há dois anos – e renovado para mais um – a companhia processa e apresenta dados coletados de diversas fontes em um dashboard customizado, permitindo o desenvolvimento socioeconômico do município.

Com a tecnologia implementada, foi possível indicar, por exemplo, a quantidade de pessoas próximas a cada serviço básico – como creches e hospitais – em cada bairro da cidade, ou ainda a quantidade de pessoas com acesso a transporte público de qualidade em cada bairro. Dessa forma, a Prefeitura tem uma visão detalhada das regiões da cidade com deficiência nesses indicadores, podendo assim planejar investimentos com maior precisão para superar esses desafios.

“Fomentar a evolução de Pindamonhangaba enquanto smart city é um ganho de extrema importância para a tecnologia e para o Brasil. É a segunda cidade do Brasil a conseguir essa certificação, e a primeira cidade média. Com isso, contribuímos diretamente para viabilizar investimentos e o aquecimento da economia local como um todo”, afirma Roberto Speicys, CEO e co-fundador da Scipopulis.

“Essa certificação proporcionada pela ABNT nos faz elevar o nível de exigência para uma boa gestão dos serviços públicos oferecidos. Com a coleta de dados e catalogação que nos apresentaram nossos índices, obtivemos o nível Platina, que é considerado o mais alto grau de certificação. Isso é importante para o nosso trabalho de atração de novos investimentos e, mais relevante do que a conquista, será a manutenção desse nível de indicadores”, destaca o prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.