book_icon

Resoluções de Segurança Digital para serem aplicadas sempre

Todo começo de ano temos aquela listinha de resoluções a serem cumpridas, né? Por que então não aproveitar 2023 e incluir algumas resoluções de segurança digital para os próximos 12 meses? Motivos não faltam para isso.

Resoluções de Segurança Digital para serem aplicadas sempre

De acordo com levantamento da Surfshark, empresa que atua na área de privacidade e ferramentas de segurança online, o Brasil é o sexto país que mais sofre com vazamentos de dados no mundo. Somente de janeiro a novembro de 2021, foram 24,2 milhões de perfis de brasileiros com informações expostas a ataques ou brechas em sistemas. A pesquisa também menciona um aumento de casos de golpes contra pessoas jurídicas no Brasil.

Com a sociedade cada vez mais conectada digitalmente, é essencial que nossas interações digitais sejam seguras e confiáveis. Os usuários devem se sentir confiantes de que seus dados estão seguros e protegidos e que podem confiar nas empresas com as quais interagem online. A confiança digital é o que permite que indivíduos e empresas se envolvam online com a confiança de que sua pegada em um mundo digital é segura. Os indivíduos podem aumentar sua segurança digital pessoal vendo a si mesmos no ciberespaço e tomando medidas para melhorar seus hábitos de segurança cibernética.

A confiança digital é o que permite que indivíduos e empresas se envolvam online com a confiança de que sua pegada em um mundo digital é segura

Por se tratar de um tema de extrema importância, a Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura – CISA, listou quatro passos recomendados que qualquer pessoa pode e deve seguir para melhorar sua segurança online.

Pense antes de clicar: reconheça e denuncie o phishing. Se um link parecer um estranho, avalie antes de clicar. Pode ser uma tentativa de obter informações confidenciais ou instalar malware.

Atualize seu software: não demore! Se você vir uma notificação de atualização de software, aja imediatamente. Melhor ainda, ative as atualizações automáticas.

Use senhas fortes: use senhas longas, únicas e geradas aleatoriamente. Use gerenciadores de senhas para gerar e lembrar senhas diferentes e complexas para cada uma de suas contas. Um gerenciador de senhas criptografa as senhas, protegendo-as para você.

Ative a autenticação multifator: você precisa de mais do que uma senha para proteger suas contas online, e habilitar o MFA reduz consideravelmente a probabilidade de você ser invadido.

Aqui está o que nosso especialista em DigiCert, Dean Coclin, tem a dizer sobre esses quatro tópicos.

Pense antes de clicar
“O treinamento regular e atualizado é a melhor defesa. Sem conhecer suas ameaças, você não pode se defender delas. As equipes de TI devem promover treinamentos de conscientização simulando ataques de phishing por e-mail, que treinam os funcionários a procurar essas ameaças e não clicar em links ou anexos”.

Atualize seu software
“Atualizações de software ajudam a proteger contra as vulnerabilidades atuais. Os desenvolvedores geralmente enviam atualizações para proteger contra pontos fracos conhecidos, por isso é aconselhável instalá-los imediatamente antes que um invasor possa tirar proveito deles. Você pode configurar computadores e dispositivos para instalar atualizações de software automaticamente, que é a maneira mais fácil de manter os programas atualizados. Além disso, as atualizações de anúncios pop-up ou e-mails podem ser malware. Portanto, definir as atualizações para instalação automática significa que eles não precisam clicar em nenhuma solicitação de atualização que possa conter malware”.

Use senhas fortes
Uma senha forte atende aos seguintes critérios:
Tem pelo menos oito caracteres.
Ele não contém nenhuma de suas informações pessoais – especificamente, seu nome real, nome de usuário ou nome da sua empresa.
É exclusivo de suas senhas usadas anteriormente.
Não contém nenhuma palavra soletrada completamente.
É composto por diferentes tipos de caracteres, incluindo letras maiúsculas, letras minúsculas, números e caracteres.

Coclin também recomenda um gerenciador de senhas: “Os gerenciadores de senhas simplificam o que eles devem lembrar; em vez de uma senha diferente para tudo, você só precisa de uma senha segura para fazer logon e o gerente pode gerar senhas seguras para todo o resto. Os gerenciadores de senhas não podem ser usados para tudo, mas simplificam qualquer login online e podem ser usados em vários dispositivos.”

DigiCert é a provedora mundial de escaláveis TLS/SSL, soluções PKI para identidade e encriptografia. As empresas mais inovadoras, incluindo 89% das organizações da Fortune 500 e 97 – de um total de 100 maiores bancos globais – escolheram a DigiCert por sua experiência em identidade e criptografia para servidores web e Internet das Coisas. DigiCert suporta TLS/SSL e outros certificados digitais e desenvolvimento para PKI em qualquer escala por meio da plataforma de gerenciamento de ciclo de vida, a CertCentral.

A organização é reconhecida pela sua plataforma de gerenciamento e suporte ao usuário, além de atuar no mercado em soluções de segurança.

Serviço
digicert.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.