book_icon

Apple apresenta os novos chips M2 Pro e M2 Max de alto desempenho

O M2 Pro fornece uma CPU de até 12 núcleos e uma GPU de até 19 núcleos, juntamente com até 32 GB de memória unificada rápida; já o M2 Max inclui uma GPU de até 38 núcleos e até 96 GB de memória

Apple apresenta os novos chips M2 Pro e M2 Max de alto desempenho

A Apple anunciou nesta terça-feira (17/1) o M2 Pro e o M2 Max, dois SoCs (sistemas em um chip) de próxima geração que levam a eficiência de energia do silício da Apple a novos patamares. O M2 Pro expande a arquitetura do M2 para fornecer uma CPU de até 12 núcleos e uma GPU de até 19 núcleos, juntamente com até 32 GB de memória unificada rápida. O M2 Max se baseia nos recursos do M2 Pro, incluindo uma GPU de até 38 núcleos, o dobro da largura de banda de memória unificada e até 96 GB de memória unificada.

Segundo a empresa, seu desempenho por watt o torna o chip mais poderoso e eficiente do mundo para um notebook profissional. Ambos os chips também apresentam tecnologias personalizadas aprimoradas, incluindo um Neural Engine de 16 núcleos e o mecanismo de mídia da Apple. O M2 Pro traz desempenho profissional para o Mac mini pela primeira vez.

“Apenas a Apple está construindo SoCs como M2 Pro e M2 Max. Eles oferecem desempenho profissional incrível junto com eficiência de energia líder do setor”, disse Johny Srouji, vice-presidente sênior de Tecnologias de Hardware da Apple. “Com uma CPU e GPU ainda mais poderosas, suporte para um sistema de memória unificado maior e um mecanismo de mídia avançado, o M2 Pro e o M2 Max representam avanços surpreendentes no silício da Apple”, afirmou.

M2 Pro para trabalhos profissionais

Construído usando uma tecnologia de processo de 5 nanômetros (nm) de segunda geração, o M2 Pro possui 40 bilhões de transistores – quase 20% a mais que o M1 Pro e o dobro do M2. Possui 200 GB/s de largura de banda de memória unificada – o dobro do M2 – e até 32 GB de memória unificada de baixa latência. A CPU de 10 ou 12 núcleos de última geração consiste em até 8 núcleos de alto desempenho e 4 núcleos de alta eficiência, resultando em desempenho de CPU multithread que é até 20% mais rápido do que a CPU de 10 núcleos no M1 Pro. Aplicativos como o Adobe Photoshop executam cargas de trabalho pesadas mais rápido do que nunca, e a compilação no Xcode é até 2,5 vezes mais rápida do que no MacBook Pro baseado em Intel mais rápido.

A GPU no M2 Pro pode ser configurada com até 19 núcleos – três a mais que a GPU no M1 Pro – e inclui um cache L2 maior. As velocidades gráficas são até 30% mais rápidas do que a do M1 Pro, resultando em grandes aumentos no desempenho do processamento de imagem e permitindo jogos com qualidade de console.

M2 Max para notebook profissional

Com 67 bilhões de transistores – 10 bilhões a mais que o M1 Max e mais de 3x o M2 – o M2 Max aumenta ainda mais o desempenho e os recursos do silício da Apple. Seus 400 GB/s de largura de banda de memória unificada são o dobro do M2 Pro, 4x mais do que o M2 e suporta até 96 GB de memória unificada rápida. Arquivos enormes são abertos instantaneamente e trabalhar em vários aplicativos profissionais é incrivelmente rápido e fluido.

O M2 Max apresenta a mesma CPU de 12 núcleos de próxima geração do M2 Pro. A GPU é ainda mais poderosa, com até 38 núcleos e é emparelhada com um cache L2 maior. As velocidades gráficas sobem até 30% mais rápido que o M1 Max. Juntamente com 96 GB de memória, o novo MacBook Pro com M2 Max pode lidar com projetos com uso intensivo de gráficos que os sistemas concorrentes nem conseguem executar.

Da potência de efeitos visuais ao treinamento de modelos de aprendizado de máquina, à junção de imagens em gigapixel, o MacBook Pro com M2 Max oferece um desempenho incrível, seja conectado ou funcionando com bateria. A Apple garante que o M2 Max é o chip mais poderoso e eficiente do mundo para um notebook profissional.

macOS Ventura com M2 Pro e M2 Max

O macOS foi projetado para o silício da Apple, e a combinação do macOS Ventura com os novos chips líderes do setor oferece desempenho e produtividade para os usuários. Os computadores Mac equipados com silício da Apple têm acesso a mais de 15 mil aplicativos nativos e plug-ins que liberam todo o poder dos chips da série M.

O macOS Ventura traz novos recursos, incluindo Stage Manager, e novos recursos com Continuity Camera e Handoff no FaceTime. O macOS Ventura também inclui grandes atualizações para Safari, Mail, Mensagens, Spotlight e muito mais, todos mais responsivos e executados com eficiência no M2 Pro e M2 Max.

Serviço
www.apple.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.