book_icon

Tecnologia Nice: presente também nas casas e escritórios inteligentes que utilizam energia solar

O aumento dos preços da energia impulsionou o uso da geração fotovoltaica em empresas e residências, muitas com instalações de autoconsumo

Tecnologia Nice: presente também nas casas e escritórios inteligentes que utilizam energia solar

A Nice, empresa global em soluções para gerenciamento e segurança de residências e edifícios, oferece aos usuários de energia solar a possibilidade de aproveitar ao máximo a eletricidade gerada em residências equipadas com painéis fotovoltaicos. É uma tecnologia de última geração que otimiza o consumo da energia gerada por meio da automação, aproveitando, sempre que possível, a luz natural (abertura automática de persianas durante o dia, por exemplo), e controlando o funcionamento de lâmpadas e de todos os demais equipamentos elétricos conectados, como o aparelho de ar-condicionado, que consome muita energia e é responsável pela temperatura interna da casa.

Já é possível programar o sistema Yubii Home para que ele possa utilizar o excedente de energia solar gerado, quando existir, possibilitando economia para o usuário e redução do impacto ambiental. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a expectativa de crescimento do setor de energia solar no Brasil é de 42%, a 34GW, e os novos investimentos poderão ultrapassar a cifra de 50 bilhões de reais.

O aumento substancial dos preços da energia elétrica convencional, em 2021, juntamente com requisitos legais menos restritivos para o uso da energia solar, são decisivos para esta decolagem 

O aumento substancial dos preços da energia elétrica convencional, em 2021, juntamente com requisitos legais menos restritivos para o uso da energia solar, são decisivos para esta decolagem.

No entanto, ainda não existem sistemas de armazenamento suficientemente confiáveis ou acessíveis ao mercado para evitar a perda de energia gerada, que não tenha sido consumida em todos os momentos. Isso significa que, todos os dias, eles são obrigados a adaptar seus hábitos de consumo para aproveitar as horas de maior produção e, assim, evitar pagar até dez vezes mais pela eletricidade, que obtêm da rede, fora desse horário.

Por outro lado, o aplicativo inversor permite que os proprietários de instalações de autoconsumo, especialmente domésticos, conheçam seus dados sobre geração e consumo de energia, mesmo sem estarem habilitados a gerenciar esse equilíbrio.

Evitar o desperdício econômico e de recursos, ao mesmo tempo em que otimiza a gestão de energia, já é possível com a Nice, que disponibiliza aos usuários do Yubii Home a possibilidade de integrar inversores elétricos na casa sem custo extra. Com isso, cada consumidor pode decidir o que fazer com a energia excedente, sem a necessidade de mudar seus hábitos.

O Yubii Home pode ser programado para controlar o equilíbrio entre produção e consumo, de modo que a energia excedente é usada em diferentes aplicações cotidianas, como irrigação automática de jardim e carregamento de baterias de um veículo ou um aparelho elétrico, entre outros exemplos. Para tanto, basta incorporar um arquivo no Yubii Home que permita sua conexão com o IP do investidor, mostrando o painel de controle correspondente.

O gateway Yubii Home conecta as tecnologias Nice, FIBARO e elero e pode ser integrado a mais de 3.000 dispositivos de terceiros, graças à compatibilidade com os protocolos Z-Wave e Wi-Fi. Entre eles, vale destacar as principais marcas de inversores, que convertem a corrente contínua gerada com painéis solares fotovoltaicos em corrente alternada.

Além de oferecer essa possibilidade de interagir com instalações fotovoltaicas, a Nice também disponibiliza ao mercado diferentes dispositivos que são alimentados por energia solar, como “automatizadores” de portões, portas e persianas.

Com o desenvolvimento de produtos e soluções que visam um menor consumo de recursos e apresentam menor impacto ambiental, a Nice avança no cumprimento dos compromissos com a sua estratégia de sustentabilidade, no pilar Produto e, também, em ações nas áreas ambiental, social e de boa governação.

Minimizar o impacto ambiental da casa ou do escritório é tarefa de todos: usuários, instaladores e, claro, fornecedores de equipamentos. Como a Nice, todos devem estar comprometidos em desenvolver soluções eficientes para resolver problemas cotidianos em residências e escritórios.

Serviço
www.nice.com.br
www.niceforyou.com/br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.