Seis em cada sete consumidores em todo o mundo (86%) desejam uma plataforma completa para simplificar suas experiências de entretenimento com streaming de vídeo, esportes, mídia social, comércio eletrônico e muito mais, de acordo com o novo relatório “Reinvent for growth” da Accenture.
Como parte de seu segundo estudo anual de entretenimento global, a Accenture pesquisou 6 mil consumidores para entender suas preferências e comportamentos em relação às experiências de entretenimento online. Quatro em cada 10 entrevistados (41%) disseram que pagariam por uma plataforma completa para seus serviços de entretenimento. Além disso, três em cada cinco (61%) desejam a capacidade de compartilhar seus perfis de streaming em plataformas para permitir uma melhor personalização do conteúdo.
“Os serviços de streaming autônomos estão enfrentando alguns fatos simples: há limites para o que os consumidores pagarão e apenas uma certa complexidade e opções com as quais eles estão preparados para lidar”, disse John Peters, diretor administrativo da Accenture Mídia & Prática da Indústria do Entretenimento. “É hora de reimaginar os ecossistemas de entretenimento para que as empresas de mídia possam avançar para um crescimento lucrativo, ajudando os consumidores a obter tudo o que precisam e desejam”, comentou.
Outras descobertas do relatório destacam ainda mais a necessidade de as organizações de mídia reconsiderarem suas estratégias operacionais e de conteúdo:
– Mais de um terço (35%) dos consumidores cancelou a assinatura de pelo menos um dos cinco principais serviços de streaming de vídeo sob demanda nos últimos 12 meses e 26% disseram que planejam cortar um ou mais nos próximos 12 meses.
– Mais de 7 em cada 10 consumidores (72%) relataram frustração ao encontrar algo para assistir, 6 pontos percentuais a mais do que no ano passado.
– Mais da metade (55%) dos consumidores disseram que estão sobrecarregados com o número de serviços de streaming para escolher, com 26% dizendo que pode levar mais de 10 minutos para escolher uma opção de streaming (acima de 17% no ano passado).
O relatório da Accenture também identifica três papéis emergentes para empresas de entretenimento que estão competindo pelo tempo, atenção e dinheiro dos consumidores:
– Os agregadores de audiência são empresas de plataforma com um modelo de negócios diversificado que monetizam a atenção e o engajamento direta e indiretamente ao unir vários serviços de entretenimento e outros serviços em um só lugar.
– Os cultivadores de audiência criarão e monetizarão de forma eficiente o entretenimento em uma ou várias formas (por exemplo, vídeo, música, jogos etc.).
– Os comerciantes de conteúdo se concentrarão em criar o melhor conteúdo possível sem precisar monetizar o engajamento que seu conteúdo alcança.
“O futuro da indústria de mídia está se movendo em direção a plataformas agregadas”, disse Imran Shah, diretor administrativo do Grupo de Indústria de Comunicações, Mídia e Tecnologia da Accenture. “Essas plataformas alcançarão dois resultados cruciais – criar serviços e pacotes inclusivos e de menor rotatividade que gerarão receita para as empresas de mídia, ao mesmo tempo em que oferecem experiências que permitem que os consumidores encontrem e acessem facilmente o conteúdo”, finalizou.
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