A tecnologia 5G continua a desempenhar um papel importante na Transformação Digital do mundo e tem o potencial de acabar com a divisão digital, inaugurando um amanhã mais conectado e inteligente. É o que diz um novo relatório da Qualcomm Incorporated, chamado “5G and the Digital Divide” (5G e o Fosso Digital, em tradução livre), que pede que o fim dessa divisão digital seja uma prioridade política e explica como, embora a divisão tenha diminuído, ela ainda persiste em todo o mundo. Alinhar todas as partes interessadas para liberar todo o potencial da tecnologia 5G é a chave para conectar tudo de maneira inteligente em todos os lugares, afirma o relatório.
“A tecnologia Qualcomm 5G tem o potencial de acabar com a divisão digital e criar mudanças transformacionais, especialmente para populações desfavorecidas e carentes”, afirmou Kirti Gupta, vice-presidente de Tecnologia e Estratégia Econômica da Qualcomm. “Como líder em soluções 5G avançadas, é nossa responsabilidade garantir que o mundo entenda a importância e o potencial dessa tecnologia. Com todos indo na mesma direção, o mundo se beneficiará muito com a ampla implementação da tecnologia móvel 5G e FWA”, comentou.
A exclusão digital refere-se às desigualdades no acesso e uso da Internet de alta velocidade e outras tecnologias digitais. A exclusão digital é a nova face da desigualdade e 37% da população mundial ainda permanece offline (Fonte: Medindo o Desenvolvimento Digital – Fatos e Números 2021, União Internacional de Telecomunicações). Os três principais fatores por trás da exclusão digital são:
– A falta de conectividade com a Internet onde as pessoas vivem, trabalham ou estudam,
– A falta de acessibilidade e
– A falta de habilidades digitais para navegar no mundo conectado.
A tecnologia 5G, incluindo soluções de banda larga móvel e fixa, pode aliviar esses problemas. O 5G está abrindo caminho para velocidades de banda larga móvel mais rápidas e conexões mais confiáveis, beneficiando aqueles em economias menos desenvolvidas com infraestrutura fixa limitada, onde o celular é a principal fonte de conectividade e desempenha um papel fundamental no crescimento econômico. O 5G Fixed Wireless Access (FWA), ou serviço de Internet residencial 5G, tornou-se uma alternativa à fibra para banda larga fixa, por ser uma solução altamente acessível para residências e empresas devido aos menores custos de implantação e maior concorrência no mercado.
O 5G FWA fechará a divisão digital reduzindo custos e melhorando a cobertura, capacidade e velocidade. De acordo com o relatório, se o 5G FWA for totalmente implementado até 2032, o PIB global aumentará em US$ 3,3 trilhões, com economias de média e baixa renda vendo seu PIB per capita aumentar em 5% ou mais. Isso fornecerá a 850 milhões de pessoas acesso à Internet de alta velocidade em casa pela primeira vez.
Outros benefícios do uso da tecnologia móvel 5G e FWA para fechar a divisão digital incluem:
– Expandir o acesso e os resultados da educação;
– Melhorar a eficiência e o alcance dos serviços e políticas públicas;
– Ampliar o acesso a serviços de saúde e informações;
– Melhorar a inclusão financeira e reduzir os custos das transações financeiras; e
– Gerar benefícios ambientais, como acelerar a implantação de dispositivos inteligentes de energia em áreas rurais.
Serviço
www.qualcomm.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo