book_icon

Empresas continuarão a investir em tecnologia em 2023, diz CIO da IBM

Para Kathryn Guarini, os compradores de tecnologia têm diretrizes claras e planos holísticos para investir em infraestrutura e oferecer uma melhor experiência para funcionários e clientes

Empresas continuarão a investir em tecnologia em 2023, diz CIO da IBM

Kathryn Guarini, CIO da IBM, publicou um artigo no site da empresa dando uma visão do que espera para 2023. Segundo a executiva, os gastos com tecnologia devem permanecer estáveis ​​no próximo ano, apesar das preocupações contínuas com a economia global. “Esse é o tema que surgiu de uma pesquisa recente que a IBM encomendou à Morning Consult. O relatório mergulha nas estratégias de investimento de 4 mil líderes empresariais globais e descobriu que mais de três quartos planejam priorizar ou investir em tecnologia nos próximos 12 meses, um ritmo constante a partir de 2022”, revelou.

Em sua opinião, os compradores de tecnologia têm diretrizes claras e planos holísticos para investir em infraestrutura, criar serviços de IA sobre essa infraestrutura para uma melhor experiência de funcionários e clientes, proteger todo o seu ecossistema digital e tornar todo o seu negócio mais sustentável e resiliente.

Os investimentos em Computação em Nuvem (32%) e hardware (25%) mostram um forte foco na construção de uma infraestrutura resiliente. Está claro que as empresas não estão totalmente concentradas na Nuvem pública, mas preferem flexibilidade para onde podem mover cargas de trabalho. À medida que mais dados são armazenados e processados ​​em dispositivos em todo o mundo, é cada vez mais importante ter um gerenciamento de dados claro. “Em 2023, os líderes de tecnologia aumentarão os esforços para empregar uma arquitetura de malha de dados integrada para gerenciar seus dados distribuídos, usando um conjunto comum de processos e implantar cargas de trabalho em ambientes, independentemente da localização física. Isso cria um ambiente mais favorável à inovação nos negócios, ajudando a colocar os dados nas mãos dos membros certos da equipe quando eles precisam”, observou Kathryn.

As empresas também citam as plataformas de Nuvem do setor (25%) como uma das principais tecnologias emergentes que acreditam ter o maior impacto em seus negócios nos próximos três a cinco anos. Os dados também estão sendo armazenados e processados ​​em meio a um cenário regulatório em constante mudança. Os resultados da pesquisa indicam que as pressões de conformidade legal e regulatória estão impulsionando (22%) e impedindo (20%) os investimentos em tecnologia. “Ao olhar para as tendências em Nuvem, as Nuvens específicas do setor oferecem um incentivo ainda maior para o investimento, pois as empresas em setores altamente regulamentados, incluindo serviços financeiros, telecomunicações e assistência médica, procuram provedores de Nuvem que entendam suas necessidades exclusivas. No futuro, muitos podem optar por uma Nuvem que permita um ambiente seguro construído em uma arquitetura interoperável, híbrida e aberta”, comentou.

Aposta em serviços de IA e automação

Muitas empresas estão planejando construir serviços sobre essa infraestrutura, incluindo IA (33%), automação (24%) e chatbots (20%). Cerca de três em cada quatro empresas dizem que esses investimentos gerarão lucratividade em seus negócios, um indicador-chave de investimentos em andamento, mesmo quando as empresas enfrentam fortes ventos econômicos contrários. Olhando para o futuro, os entrevistados da pesquisa citaram especificamente os funcionários digitais (35%) e a IA generativa (35%) como as principais tecnologias emergentes que mais mudarão seus negócios nos próximos três a cinco anos.

Os funcionários digitais podem ajudar a aumentar a forma como os trabalhadores de negócios gerenciam seu trabalho diário. Esses assistentes baseados em IA podem ajudar a melhorar a produtividade dos funcionários, realizando de tudo, desde tarefas de recursos humanos, como mudanças de cargo e transferências de departamento, até finanças e automatização do processamento de faturas, além de acelerar o suporte de TI. Ao automatizar esses processos de negócios, os funcionários digitais podem ajudar a liberar o tempo dos funcionários para trabalhos de maior valor.

“Embora a vida no escritório esteja definida para uma atualização, a IA também. Os investimentos em IA generativa e os modelos básicos que a sustentam revolucionarão a forma como os modelos de IA são construídos e produzem resultados. O treinamento de IA até o momento muitas vezes significava criar e implementar novos sistemas para diferentes casos de uso, muitas vezes exigindo uma quantidade considerável de tempo e recursos”, observou Kathryn. “A ascensão dos modelos de fundação significará uma mudança para modelos de IA flexíveis e reutilizáveis ​​que podem ser aplicados a praticamente qualquer domínio ou tarefa do setor. À medida que esses modelos passam de experimentos emocionantes, como o ChatGPT, para ofertas de tecnologia empresarial, mais empresas poderão implantar a IA em uma ampla gama de situações de missão crítica. À medida que a adoção da IA ​​continua a crescer, a necessidade de uma estratégia abrangente de governança de dados e IA se tornará ainda mais importante”, firmou.

Incidentes cibernéticos

Para a CIO da IBM, à medida que as empresas investem em infraestrutura digital e IA, os riscos de segurança cibernética permanecem. Durante a pandemia, depois de acelerar a adoção de novas tecnologias e ferramentas para dar suporte a uma força de trabalho remota, as corporações sofreram uma frequência maior de ataques cibernéticos com impacto nos negócios. Isso levou o custo médio da violação de dados a atingir o recorde histórico de US$ 4,35 milhões.

Com essa ameaça iminente, não surpreende que os riscos cibernéticos sejam o maior fator e o maior obstáculo aos investimentos em tecnologia, levando a segurança cibernética (36%) ao segundo lugar na lista de investimentos em tecnologia esperados para os próximos dois anos. Os dados mostram que os líderes empresariais globais não consideram mais a segurança cibernética uma reflexão tardia da tecnologia, mas uma parte essencial de sua estratégia de TI. Ao fazê-lo, eles verão novas soluções empolgantes que reúnem o melhor da segurança cibernética e da IA.

Investimentos em sustentabilidade

A sustentabilidade deve crescer como prioridade de investimento nos próximos 12 meses. Três em cada cinco empresas planejam aumentar ou priorizar os gastos com metas ambientais, sociais e de governança no próximo ano – em comparação com 57% nos últimos 12 meses. Grande parte desses gastos é uma reação às pressões ambientais, como a redução de emissões e o cumprimento das metas ESG, a segunda maior pressão que leva ao investimento em tecnologia em geral.

Os líderes de negócios estão percebendo o papel que a própria TI corporativa desempenha como contribuinte para os desafios ambientais de uma empresa, bem como uma maneira eficaz de abordar a sustentabilidade. Os líderes de TI se unirão ao esforço por negócios mais sustentáveis, adotando nuvem e computação sustentáveis, reduzindo o lixo eletrônico e garantindo que a TI também possa ser um facilitador essencial de dados e insights que ajudam uma empresa a atingir suas metas de sustentabilidade.

“O tempo dirá até que ponto os gastos reais se comparam a essas projeções. Enquanto isso, a pesquisa oferece informações importantes sobre como os líderes empresariais planejam alocar recursos em um momento em que muitos estão fechando as portas para um ano desafiador que está por vir”, finalizou Kathryn.

Serviço
www.ibm.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.