book_icon

ISH Tecnologia adverte para malware que rouba Dados de cartões bancários

Além da instalação do malware em máquinas de empresas, o Prilex também o vende na Deep Web

ISH Tecnologia adverte para malware que rouba Dados de cartões bancários

A ISH Tecnologia, referência nacional em cibersegurança, alerta para a volta de atividades de um grupo que rouba Dados de cartões bancários de suas vítimas. Ativo desde 2014, é chamado de “Prilex”, e atua pela venda de malwares na Deep Web.

Conforme explica a perícia da ISH, os ataques do grupo evoluíram em complexidade com o passar dos anos. Inicialmente, eram feitos utilizando uma caixa preta anexada a caixas eletrônicos, para sequestrar a conexão sem fio da máquina e receber todos os Dados das vítimas. Com o passar dos anos, o grupo passou a focar em dispositivos PoS (Pontos de Venda), nas máquinas utilizadas para realizar pagamentos em crédito e débito.

Além do malware, também é vendida uma máquina PoS comprometida, que possui um microchip embutido que rouba e armazena Dados dos cartões toda vez que são usados  

“Para realizar o ataque, os cibercriminosos entram em contato com empresas e afirmam fazerem parte de equipes de suporte a software dos meios de pagamentos, e orientam a realizarem instalação de uma atualização crítica nos sistemas e softwares”, explica Paulo Trindade, gerente de Inteligência de Ameaças Cibernéticas da ISH Tecnologia. “Após isto, a empresa aceita a ‘isca’, e o artefato malicioso é implementado na máquina da vítima por meio de programas como o TeamViewer ou o AnyDesk.”

Com relação aos meios de pagamentos, o recebimento das informações roubadas é feito por meio de uma ferramenta de aplicação conhecida como “Daphne”, utilizada para clonagem de cartões. Por meio dela, os criminosos também ganham acesso a um banco de Dados contendo os números de outros cartões.

Site e venda de máquinas comprometidas
Além da instalação do malware em máquinas de empresas, o Prilex também o vende na Deep Web. Na descrição, o grupo afirma que o ataque pode realizar a clonagem de cartões, que podem ser utilizados “livremente” para saques em dinheiro e compras. Além do malware, também é vendida uma máquina PoS comprometida, que possui um microchip embutido que rouba e armazena Dados dos cartões toda vez que são usados. Essas informações são então enviadas ao criminoso via SMS, podendo assim serem controlados remotamente.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.