book_icon

Vertiv lança guia para orientar Data Centers a reduzirem impacto ambiental

Iniciativa compartilha as melhores práticas e as tecnologias que estão surgindo para ajudar o setor a avançar rumo a operações net-zero

Vertiv lança guia para orientar Data Centers a reduzirem impacto ambiental

A Vertiv, fornecedora global de soluções para infraestrutura digital crítica e continuidade, divulgou nesta segunda-feira (28/11) seu Guia para a Sustentabilidade de Data Centers, um recurso digital para os proprietários e operadores de Data Centers reduzirem o impacto ambiental das suas instalações.

De acordo com um relatório da Agência Internacional de Energia, os Data Centers são responsáveis por aproximadamente 1% da demanda global por energia. O relatório observa que a indústria foi, antes de 2020, capaz de limitar o impacto causado pelo crescimento de capacidade sobre o consumo total de energia através da melhoria na eficiência das operações. Entretanto, em 2020, o tráfego mundial da Internet aumentou mais de 40% e a Mordor Intelligence projeta uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 13% na construção de Data Centers nos próximos cinco anos. Essa tendência, combinada com um maior foco na redução das emissões de gases de efeito estufa e no consumo de água, levou alguns operadores a buscar soluções novas que aumentassem a utilização dos equipamentos e eliminassem as ineficiências que ainda existissem, gradualmente reduzissem as tecnologias de refrigeração com grande uso de água e reduzissem sua dependência por fontes de energia derivadas do carbono.

O novo Guia para a Sustentabilidade de Data Centers foi criado para apoiar proprietários e operadores que queiram tornar suas operações mais eficientes, com melhores práticas e novas iniciativas visando esse objetivo

“Estamos vendo um senso de urgência nos operadores de toda a indústria para reduzir o impacto que suas operações têm no meio-ambiente, e esse novo recurso é desenvolvido para ajudá-los a fazer exatamente isso”, disse TJ Faze, líder de Estratégia de ESG e Engajamento da Vertiv. “O foco na eficiência operacional possibilitou importantes melhorias, mas agora novas estratégias e sistemas mais inteligentes são necessários para reduzir as emissões e o uso de água conforme a indústria continue a crescer. Como fornecedores de soluções de infraestrutura para empresas e para fornecedores de colocation e de Cloud Computing, a Vertiv está bem posicionada para compartilhar as melhores práticas e os novos avanços nesses setores”, comentou.

Esse movimento da indústria foi liderado pelos operadores de grandes hyperscales, os quais estabeleceram metas para se tornarem carbono neutros ou carbono negativos até o final dessa década. Esses operadores estão assumindo a liderança no avanço de tecnologias que respaldem esses objetivos e estão desenvolvendo um roadmap para o resto da indústria. Diversos fornecedores de colocation estão também caminhando para operações carbono neutras e eficientes no uso de água com o fim de capitalizar sobre a demanda do mercado por serviços de data centers que respaldem as metas ambientais de seus clientes empresariais. As empresas precisam também lidar com o impacto de seus Data Centers internos (on-premise) no suporte a essas metas.

“Nos últimos dez anos, vimos como operadores de Data Centers trabalharam para reduzir o impacto de suas operações sobre o meio ambiente. Entretanto, à medida que a indústria continua a crescer, aumenta a necessidade de desenvolver novas estratégias e implementar sistemas e tecnologias mais inteligentes para reduzir o consumo de recursos”, disse Jessica García, diretora de Recursos Humanos para a Vertiv na América Latina. “O novo Guia para a Sustentabilidade de Data Centers foi criado para apoiar proprietários e operadores que queiram tornar suas operações mais eficientes, com melhores práticas e novas iniciativas visando esse objetivo”, explicou.

O Guia para a Sustentabilidade de Data Centers da Vertiv oferece recomendações para os operadores sobre:

– Business case para reduzir o impacto ambiental.

– Como a infraestrutura para Data Centers e as tecnologias complementares estão evoluindo para suportar maior utilização e o crescente aumento no uso de energias renováveis.

– Recursos, estruturas e métricas para implementar e medir as iniciativas relativas à sustentabilidade.

– Melhores práticas para projetar e operar Data Centers que tenham um baixo impacto ambiental.

Serviço
www.vertiv.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.