Mudanças na infraestrutura de TI, de qualquer natureza, envolvem riscos. E processos de Data Center Moving são complexos, críticos, com custo significativamente alto. Assim, você precisa ter certeza de que pode migrar equipamentos, sistemas e dados com sucesso e evitar grandes incidentes. A migração do Data Center envolve mover uma parte ou toda a operação de TI de um Data Center existente para outro, seja física ou virtualmente (Data Centers compartilhados via nuvem).
O Data Center Moving é essencial para empresas que buscam atender às crescentes demandas de serviços de TI e processamento de dados. Entretanto, por mais necessário que seja, esse processo vem com seu próprio conjunto de desafios. Assim, é preciso agir com cautela e avaliar as principais necessidades e desafios que acompanham o projeto de Data Center Moving.
Sem a capacidade de planejar e coordenar mudanças com eficiência, o projeto já está em risco antes mesmo de começar. Fazer isso manualmente, por meio de planilhas, telefonemas e e-mails, é difícil e demorado – e quando o plano está pronto, não oferece a visualização necessária para identificar problemas ou evitar riscos como downtime, perda de dados, latência, custos extras e falhas na segurança, entre outros.
Avalie cada etapa do Data Center Moving
Líderes de TI precisam ter visibilidade de todas as etapas do processo de Data Center Moving, alinhando recursos humanos e técnicos. A capacidade de identificar todos os potenciais problemas com antecedência minimiza o risco, enquanto um ensaio realista garante que suas equipes estejam o mais preparadas possível. Identificar cada etapa do processo e gerenciar com eficiência toda essa atividade é a chave para o sucesso.
Embora os retornos em termos de economia de custos, receita e redução de risco sejam grandes, altos níveis de risco permanecem. Assim, ter a capacidade de gerenciar com total eficiência todo o calendário de mudanças nunca foi tão essencial. Quando você pode visualizar o roadmap, pode acessar os principais dados que permitem otimizar e orquestrar com sucesso os processos de iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle de encerramento, garantindo o escopo, prazo e custo contratado.
Momento de otimizar a infraestrutura
O objetivo do Data Center Moving também é avaliar recursos e evitar o desperdício de custos. No processo de migração, é necessário otimizar o custo e aplicar as melhores práticas de acordo com PMBOK 6. Esse é o momento ideal para analisar quais recursos estão sendo usados, o que pode ser otimizado, monitorar os gastos com custos de TI e avaliar novos serviços para reduzir custos e otimizar o uso da infraestrutura.
Ao transferir o planejamento para um parceiro confiável, você pode garantir o sucesso da movimentação e se concentrar em tarefas de maior valor. Por conta disso, muitas empresas procuram parceiros de tecnologia para executar processos de Data Center Moving e Data Center Migration, garantindo a execução de projetos que adotam diagnóstico prévio, inventário físico da infraestrutura, mapeamento de conexões e relacionamentos entre os sistemas de informação, além da análise de riscos e a preparação adequada do ambiente de destino. Assim, é possível assegurar a confiabilidade em todo o ciclo de vida do projeto.
Por Ricardo Perdigão, diretor da Tecnocomp.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo