book_icon

IBM revela processador quântico de 433 qubits e novos avanços na área

O evento anual IBM Quantum Summit mostra o amplo ecossistema quântico da empresa, incluindo clientes, parceiros e desenvolvedores,

IBM revela processador quântico de 433 qubits e novos avanços na área

A IBM deu início nesta quarta-feira (9/11) ao IBM Quantum Summit 2022, anunciando novos avanços revolucionários em hardware e software quânticos e delineando sua visão pioneira de supercomputação centrada em computação quântica. O evento anual IBM Quantum Summit mostra o amplo ecossistema quântico da empresa, incluindo clientes, parceiros e desenvolvedores, além de seu progresso contínuo para trazer benefícios da computação quântica para o mundo.

“O IBM Quantum Summit 2022 marca um momento crucial na evolução do setor global de computação quântica, à medida que avançamos em nosso roteiro quântico, com a adoção e o crescimento da indústria quântica”, disse Jay Gambetta, IBM Fellow e VP da IBM Quantum. “Nossos avanços definem a próxima onda em quântica, que chamamos de supercomputação centrada em quântica, onde modularidade, comunicação e middleware contribuirão para aumentar a capacidade de computação de escala e integração de fluxos de trabalho quânticos e clássicos”, comentou.

“O novo processador Osprey de 433 qubits nos aproxima do ponto em que os computadores quânticos serão usados ​​para resolver problemas anteriormente insolúveis”, disse o Dr. Darío Gil, vice-presidente sênior da IBM e diretor de Pesquisa. “Estamos continuamente ampliando e avançando nossa tecnologia quântica em hardware, software e integração clássica para enfrentar os maiores desafios do nosso tempo, em conjunto com nossos parceiros e clientes em todo o mundo. Este trabalho será fundamental para a próxima era da supercomputação centrada no quantum”, observou.

Novo processador de 433 bits quânticos (qubit) da IBM

O IBM Osprey (foto) tem a maior contagem de qubits de qualquer processador quântico da IBM, mais do que triplicando os 127 qubits do processador IBM Eagle revelado em 2021. Esse processador tem o potencial de executar cálculos quânticos complexos muito além da capacidade computacional de qualquer computador clássico. Para referência, o número de bits clássicos que seriam necessários para representar um estado no processador IBM Osprey excede em muito o número total de átomos no universo conhecido.

Novo software quântico aborda correção e mitigação de erros

O endereçamento do ruído em computadores quânticos continua sendo um fator importante na adoção dessa tecnologia. Para simplificar isso, a IBM lançou uma atualização beta para o Qiskit Runtime, que agora inclui permitir que um usuário troque a velocidade por uma contagem de erros reduzida com uma opção simples na API. Ao abstrair as complexidades desses recursos na camada de software, será mais fácil para os usuários incorporar a computação quântica em seus fluxos de trabalho e acelerar o desenvolvimento de aplicativos quânticos.

Atualização do IBM Quantum System Two 

À medida que os sistemas IBM Quantum se expandem para a meta declarada de mais de 4 mil qubits até 2025 e além, eles irão além dos recursos atuais da eletrônica física existente. A IBM atualizou os detalhes do novo IBM Quantum System Two, um sistema projetado para ser modular e flexível, combinando vários processadores em um único sistema com links de comunicação. Este sistema deve estar online até o final de 2023 e será um bloco de construção da supercomputação quântica – a próxima onda na computação quântica que escala empregando uma arquitetura modular e comunicação quântica para aumentar sua capacidade computacional e que emprega sistemas híbridos middleware de Nuvem para integrar perfeitamente fluxos de trabalho quânticos e clássicos.

Nova tecnologia IBM Quantum Safe

À medida que os computadores quânticos se tornam mais poderosos, é crucial que os provedores de tecnologia tomem medidas para proteger seus sistemas e dados contra um potencial futuro computador quântico capaz de descriptografar os padrões de segurança atuais. Desde a oferta do sistema z16 com tecnologia quântica segura até a contribuição de algoritmos em conexão com a meta de padronização do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) até 2024, a IBM oferece tecnologia e serviços com esses recursos de segurança. No Summit, a IBM e a Vodafone anunciaram uma colaboração para explorar como aplicar a criptografia de segurança quântica da IBM na infraestrutura de tecnologia da Vodafone.

Crescimento do IBM Quantum Network

A IBM também anunciou que o conglomerado alemão Bosch se juntou ao IBM Quantum Network para explorar uma variedade de casos de uso quântico. Outras adições recentes à rede incluem a multinacional de telecomunicações Vodafone para explorar computação quântica e criptografia quântica segura, o banco francês Crédit Mutuel Alliance Fédérale para explorar casos de uso em serviços financeiros, e o campus de inovação suíço uptownBasel para impulsionar o desenvolvimento de habilidades e promover projetos de inovação líderes em tecnologia de computação quântica e de alto desempenho. Essas organizações estão se juntando a mais de 200 organizações – e mais de 450 mil usuários – com acesso à maior frota do mundo de mais de 20 computadores quânticos acessíveis pela nuvem.

Serviço
www.ibm.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.