book_icon

Sistema de monitoramento online da Anglo American reforça a segurança do mineroduto

Tecnologia pioneira de monitoramento usada no mineroduto capta sons que favorecem a detecção antecipada de possíveis questões na estrutura

Sistema de monitoramento online da Anglo American reforça a segurança do mineroduto

Com objetivo de reforçar ainda mais a segurança operacional e a integridade do mineroduto responsável pelo transporte de minério de ferro do empreendimento Minas-Rio, a Anglo American implementou um moderno sistema de monitoramento online com fibra ótica que capta sons da estrutura durante 24 horas por dia. Essa tecnologia favorece a detecção com antecedência de possíveis questões relacionadas à operação do mineroduto, além de contribuir para a fiscalização de atividades externas realizadas ao longo da faixa de servidão do mineroduto, para evitar qualquer comprometimento à estrutura.

Além do uso do sistema online de monitoramento por fibra ótica, a Anglo American investe em inspeções das áreas de instalação do mineroduto com a ajuda de drones  

O mineroduto da Anglo American possui 529 km de extensão, e atravessa 33 municípios. A estrutura liga a mina à usina de beneficiamento da companhia, localizadas, em Conceição do Mato Dentro e em Alvorada de Minas, na região Central de Minas Gerais, até o Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), onde o minério de ferro passa pelo processo de filtragem e exportação.

“O nosso mineroduto transporta o concentrado de minério de ferro, na forma de polpa, da usina de beneficiamento até o porto. Para que este processo ocorra sempre em total segurança, a Anglo American possui uma central de monitoramento que cobre toda a extensão do equipamento. A base do nosso sistema utiliza sinais acústicos como ferramenta de monitoramento. Estas ondas sonoras fornecem informações que auxiliam a equipe da central na análise de possíveis irregularidades ou falhas em toda a faixa de servidão do mineroduto. Em termos de operações em minério de ferro, essa tecnologia é pioneira no Brasil, estando alinhada ao nosso Plano de Mineração Sustentável”, ressalta Cláudio Goulart, gerente do Mineroduto da Anglo American.

O sistema de fibra ótica também favorece o rastreamento de equipamentos de inspeção interna, conhecidos como PIGs. Essas ferramentas são utilizadas periodicamente, de forma preventiva, para garantir mais segurança e integridade estrutural.

“Quando passamos um PIG, é necessário que a nossa equipe monitore a corrida deste equipamento dentro do mineroduto. Agora, por meio do sistema de monitoramento online, em vez de irmos a campo, o rastreamento e a detecção exata da posição do equipamento são feitos de forma remota. Com isso, eliminamos riscos às pessoas e evitamos incômodos às comunidades”, explica Henrique Pereira, coordenador de Integridade do Mineroduto.

Mais tecnologia a favor da segurança
Além do uso do sistema online de monitoramento por fibra ótica, a Anglo American investe em inspeções das áreas de instalação do mineroduto com a ajuda de drones. Segundo a empresa, essa funcionalidade é ideal para análise de grandes áreas e locais de difícil acesso.

Crédito da foto: Divulgação Anglo American

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.