book_icon

Pegasystems e EY celebram Pega Academy, que capacita alunos da Unifei para novos talentos em TI

Desde 2021, mais de 2,6 mil universitários de todo o mundo foram capacitados pelo programa

Pegasystems e EY celebram Pega Academy, que capacita alunos da Unifei para novos talentos em TI

Em vigor desde julho de 2021, a parceria entre a Pegasystems, Unifei e a EY celebra seu primeiro ano de atividades com mais de 28 alunos capacitados nas tecnologias Pega e mais 15 cursando atualmente, com a meta de chegar a 80 certificados até o final de 2022.

Essa aliança é fomentada pelo Pega Academy, programa educacional global da Pegasystems, que já formou mais de 2.620 talentos em todo o mundo desde 2021, sendo 920 alunos apenas no primeiro semestre deste ano.

Essa aliança é fomentada pelo Pega Academy, programa educacional global da Pegasystems, que já formou mais de 2.620 talentos em todo o mundo desde 2021, sendo 920 alunos apenas no primeiro semestre deste ano  

Voltado aos estudantes do Instituto de Matemática e Computação da Unifei, o programa de capacitação em Fundamentos de Arquitetura de Sistemas da Pega Academy prevê os módulos de Desenvolvedor Pega e Analista de Negócios, trabalhando tanto as competências técnicas, quanto as comerciais dos jovens talentos.

“A crescente demanda por desenvolvedores profissionais é maior do que a oferta disponível no mercado. Para suprir este gap, a Pega Academy promove parcerias estratégicas com instituições de ensino voltadas a multiplicar o conhecimento sobre as melhores práticas do meio corporativo no ambiente acadêmico, por meio de seu extenso portfólio de soluções disruptivas”, avalia Daniela Fontolan, diretora de alianças da Pegasystems.

Estabelecida no Brasil em 2020, a Pegasystems atua no mercado internacional desde 1983 com o desenvolvimento de soluções que eliminam a complexidade dos negócios das grandes empresas, sendo reconhecida por bureaus como Gartner e Forrester pela excelência das suas soluções baseadas em low-code e hiperautomação inteligente.

“Enxergamos nessa parceria o melhor meio de acelerar o onboarding dos talentos que estamos contratando para desenvolverem projetos para os nossos clientes na tecnologia da Pega, que é muito inovadora e requer treinamento específico”, afirma Priscila Engiel, gerente sênior de TI da EY no Brasil.

Priscila avalia que, antes da parceria com a Unifei, os desenvolvedores da EY levavam cerca de dois meses para se capacitarem no portfólio de soluções da Pegasystems, tempo reduzido pela metade a partir do ciclo de capacitações previsto pela Pega Academy e Unifei.

Outro benefício dessa aliança estratégica é proporcionar o intercâmbio de saberes entre o mercado e o meio acadêmico, trazendo novas perspectivas de resolução a problemas reais que o trade de TI enfrenta no cotidiano. “Tanto a EY e a Pega vão pra faculdade, por meio das atividades descritas na capacitação da Pega Academy e também de ações fomentadas por nós, como o hackathon de TI, quanto a faculdade vai para o mercado, por meio da relação dinâmica que os estudantes e os professores envolvidos no projeto estabelecem conosco. Acredito que a universidade deve se aproximar cada vez mais do mercado de trabalho, a parceria propicia esse gap ainda existente no Brasil. Esse projeto deu tão certo que já estendemos a capacitação prevista para os alunos da Unifei aos 36 trainees da nossa última turma, num movimento muito interessante que atesta o êxito do nosso vínculo”, finaliza Priscila.

Alayne Garufe é graduanda em Sistemas da Informação na Unifei e conta que se interessou pelo programa de capacitação nas tecnologias da Pega pela oportunidade de aprender a desenvolver sistemas utilizando soluções low-code/ no-code. “Nunca havia entrado em contato com baixa codificação e vi, nessa oportunidade, a chance de ingressar em um mercado novo. Hoje, atuo como Analista de Negócios no Centro de Excelência da Pega na EY, atendendo diretamente uma grande seguradora com o diferencial de também possuir a visão técnica na condução da conta. Adquiri também maior contato com a metodologia ágil e realizo um excelente networking com os funcionários da área, sem contar o peso acrescentado ao meu currículo”, avalia a estudante, que foi contratada pela EY ao final do treinamento, “a parceria com a EY me proporcionou me fez sentir acolhida desde o primeiro workshop, por dar voz para mulheres na área da tecnologia. Desde então, tem sido incrível conhecer mulheres inspiradoras em diversas áreas e poder participar de programas como Mulheres na Liderança”.

Outra história interessante que atesta o apelo do mercado de tecnologia para os novos talentos é a do estudante Bruno Quissak, graduando em Engenharia de Energia, que se interessou pelo programa de capacitação no portfólio da Pega ao auxiliar os professores na preparação do material do curso. “Inicialmente, minha motivação para dominar as ferramentas da Pega era justamente a sua simplicidade de uso, muito útil para a minha área de atuação. Conforme eu prosseguia no programa e aperfeiçoava minhas propostas de soluções, compreendi melhor as possibilidades de aplicação dessa minha nova competência no mercado e aproveitei a chance para ingressar na EY, em que atualmente exerço a função de analista de negócios para a área de FSO em tech delivery. Esse programa foi fundamental para acelerar minha entrada no mercado”.

A Pega e a EY, agora, estão na segunda rodada de capacitações para os graduandos da Unifei, que acontece desde 24 de agosto, além de inaugurarem o programa na Universidade Mackenzie ainda neste ano, que contemplará as ofertas dos cursos de Fundamentos em Arquitetura de Sistemas e, também, o de Fundamentos em Arquitetura de Negócios. “A expansão da Pega Academy vai ao encontro da nossa missão institucional de descomplicar a transformação digital do nosso mercado, atuando direto no meio acadêmico, responsável por talentos que conduzirão nosso futuro”, finaliza Daniela.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.