Com o aquecimento da economia no final do ano, diversos setores costumam realizar contratações temporárias para suprir as demandas extras, especialmente o varejo. De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), a expectativa é que sejam abertas mais de 680 mil vagas temporárias, puxadas especialmente por eventos como Black Friday, Natal e Ano Novo. Mas essas contratações exigem muito dos RHs das empresas, já que, normalmente, o tempo é curto para fechar as contratações, gerir e ainda garantir obrigações trabalhistas. Existem alguns pontos, porém, que podem contribuir para uma gestão mais eficiente das vagas temporárias.
De acordo com Alisson Souza, CEO da abler, startup que tem o propósito de trazer facilidade na gestão dos processos seletivos, o primeiro passo para uma empresa realizar um bom processo de contratação e gestão de trabalhadores temporários é conhecer as regras relacionadas a esse tipo de contrato. “É preciso considerar, por exemplo, que uma vaga temporária pode ter a duração de no máximo 180 dias, consecutivos ou não. Além disso, um contrato temporário só pode ser usado para substituir temporariamente ou para atender uma demanda complementar”, explica.
O ponto mais importante, porém, é que esse tipo de contrato deve ser feito por intermédio de uma empresa de trabalho temporário. Além disso, todas as obrigações trabalhistas, com exceção de aviso prévio e multa em caso de demissão, devem ser garantidas, como férias e 13º proporcional.
Outro ponto que deve ser considerado para garantir uma gestão eficiente das vagas temporárias é ter um bom plano relacionado. “Ainda que outra empresa esteja realizando o processo, o RH da empresa que abre as vagas também deve realizar entrevistas e treinamentos. Isso é essencial para garantir que o perfil e as habilidades necessárias estão sendo consideradas”, explica. “É importante também repassar o perfil desejado o quanto antes para facilitar a triagem. Dessa forma serão encaminhados apenas os candidatos que cumprem as demandas necessárias”.
O executivo recomenda a utilização de um software para a gestão do processo seletivo. “Quando se trata da contratação de temporários, é natural que o tempo seja bastante curto para realizar o processo todo. Contar com um sistema que agilize as etapas, organize e facilite a busca de candidatos pode ajudar muito a otimizar o recrutamento e seleção”, aconselha.
Por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos. Essa bagagem trouxe experiências, vivências e principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. No ano de 2016, a inconformidade com as necessidades da área de RH os impulsionou a iniciar a criação da abler, desenhando um software de recrutamento e seleção olhando para as maiores dores da área.
Serviço
abler.com.br
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