A Digibee, empresa brasileira de plataforma de integração empresarial como serviço (eiPaaS), divulgou nesta quinta-feira (3/11) os resultados de uma pesquisa com foco nos obstáculos à integração empresarial. O estudo ouviu mais de 1 mil CIOs, desenvolvedores e arquitetos corporativos sediados nos EUA. A pesquisa se concentrou no estado da integração corporativa e os resultados estão disponíveis no Relatório de Integração do Estado da Empresa de 2022 da Digibee.
A pesquisa revelou que os líderes empresariais enfrentam muitos desafios no caminho para a integração empresarial. A principal preocupação é o orçamento (36%), seguido por preocupações de segurança (31%), complexidade e tempo (28%), falta de habilidades (27%) e dificuldade de integração de sistemas legados (27%).
A pesquisa também indica que estouros de custos com projetos de integração são comuns. Com base nas respostas de líderes de negócios que já implementaram uma estratégia de integração empresarial, há três aspectos de um projeto com maior probabilidade de impactar o orçamento e os gastos:
Prioridades concorrentes: a maioria dos casos de uso de eiPaaS foi classificada quase igualmente como prioridades: integrações B2B (36%); integrações de dados (35%); integrações de sistemas (32%); integrações de aplicativos (31%); e gerenciamento de APIs (28%). Embora esse resultado reflita a ampla aplicação da tecnologia eiPaaS, a falta de clareza na priorização do trabalho pode complicar a estratégia de integração, resultando em dispendiosas partidas falsas e sobreposições.
Tempo de inatividade do sistema: algumas plataformas eiPaaS são configuradas para minimizar o tempo de inatividade, mas muitas não são. Noventa e seis por cento dos entrevistados relataram tempo de inatividade durante uma implementação de eiPaaS, 48% indicaram que o tempo de inatividade foi mais do que o previsto e 9% afirmaram que o tempo de inatividade foi significativo e impactante para os negócios.
Recursos: embora 88% dos entrevistados pretendam usar apenas recursos internos ou recursos internos com auxílio para gerenciar seus projetos de integração, sem uma plataforma eiPaaS Low-code, as equipes especializadas devem investir tempo significativo realizando trabalhos repetitivos e de menor valor. Com menos largura de banda, os prazos dos projetos geralmente se estendem e os custos aumentam.
“Integrações bem-sucedidas e econômicas são alcançáveis, mas não ficamos surpresos que tantos entrevistados suponham que a integração é uma iniciativa cara, citando orçamento, segurança, tempo e recursos como os principais desafios”, disse Rodrigo Bernardinelli, CEO e cofundador da Digibee. “Com as ferramentas certas, você pode facilmente alavancar recursos internos e outras eficiências para concluir seu projeto em tempo recorde e dentro do orçamento. Implemente uma plataforma eiPaaS que capacite seus recursos de desenvolvimento; em vez de centralizar e terceirizar essas habilidades, forneça à sua equipe novos recursos e capacidade. A curva de adoção entre a seleção do fornecedor e a entrega de uma solução para a produção deve levar dias ou semanas em vez de meses. Em vez de sufocar sua equipe, o eiPaaS certo os capacitará”, finalizou.
Serviço
www.digibee.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo