O mundo híbrido é impulsionado pelo aumento da velocidade da digitalização na sociedade. Os desafios diante das incertezas das mudanças digitais fazem com que as empresas se adaptem à nova realidade e estejam cada vez mais expostas a ataques cibernéticos, e assim, mais vulneráveis a falhas na proteção de Dados.
A digitalização fez com que as organizações passassem a gerenciar um volume de Dados cada vez maior do que estavam acostumadas. De acordo com o estudo Data Paradox – realizado pela Forrester Consulting a pedido da Dell Technologies em 2021 – 69% das empresas latino-americanas afirmam ser orientadas por Dados e apenas 24% delas conseguem trabalhar os dados como capital de serviço na empresa em geral.
A corrida na era dos Dados traz vantagens estratégias para o mercado, mas o desespero para obter essas vantagens está levando ao limite a capacidade operacional da infraestrutura tecnológica das empresas, colocando em risco a capacidade de resposta das equipes de TI.
Já a pesquisa Breakthrough, realizada neste ano pela Dell Technologies, avaliou as habilidades de funcionários de empresas do mundo todo diante da Transformação Digital e 69% dos entrevistados admitiram não ter as habilidades necessárias para conduzir a Transformação Digital de suas organizações. Sabemos que o mercado profissional de TI é muito disputado, portanto, faltam profissionais com conhecimentos em Nuvem, automatização, Inteligência Artificial, ciência de Dados e segurança cibernética. No entanto, o desafio é ainda maior quando o assunto é a mentalidade de resiliência ou a cultura de inovação entre as equipes de trabalho.
Com as ameaças de segurança rodeando cada vez mais as empresas, é necessário que os líderes passem as suas equipes os riscos e cuidados necessários para o combate aos crimes cibernéticos e a importância de seguir as políticas de segurança estabelecidas pela organização, é essencial que a cultura da organização transmita a mensagem de que a segurança é uma responsabilidade de todos e insira a importância desse assunto na rotina corporativa.
O papel das empresas para assegurar esse tipo de comportamento, é implementar tecnologias e processos tecnológicos seguros. Para isso, é preciso contar com parceiros de tecnologia capazes de garantir a segurança e a proteção dos Dados, desde os componentes tecnológicos de uma solução até a visibilidade dos processos em ambientes de nuvem mais complexos.
O conhecimento profundo da complexidade tecnológica para garantir a proteção dos Dados é o principal diferencial de um bom parceiro de TI, ajudando a barrar as ameaças cibernéticas, oferecendo infraestrutura e dispositivos seguros, com detecção de ameaças de ponta a ponta, capacidade de resposta e proteção de Dados.
Os CIOs precisam proteger os Dados e aplicativos, onde quer que os usuários estejam, além de atualizar seus protocolos de segurança, mantendo o alinhamento com as iniciativas e os desafios da Transformação Digital acelerada na empresa. Para isso, é necessário contar com um parceiro de tecnologia com conhecimentos robustos sobre as vulnerabilidades e os riscos cibernéticos da atualidade, capaz de oferecer recomendações viáveis.
Dessa forma, os líderes de TI podem se dedicar a solucionar outros desafios, como a consolidação de uma cultura de inovação para reduzir as incertezas diante dos desafios da digitalização no geral, especificamente a proteção de dados. Como as mudanças estão acontecendo em um ritmo frenético, é hora de resgatar os companheiros de viagem que ficaram pelo caminho.
Por Alvaro Camarena, vice-presidente sênior de vendas de Canal para América Latina, Dell Technologies
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo