book_icon

Como o mundo corporativo será impactado pelo Metaverso

Em 2021, o Facebook comunicou sua mudança de nome para Meta e decidiu investir em tecnologias para o Metaverso. Com o anúncio, o novo conceito foi popularizado e outras empresas, como Nike, Google e Microsoft, também realizaram investimentos na construção do ambiente virtual. Para além das grandes corporações, o Metaverso pode ser usado por qualquer empresa que tenha velocidade de conexão e infraestrutura de rede.

Em dois anos, muitas instituições tiveram que se adaptar às novas tecnologias, o que inclui o Metaverso. No ambiente de trabalho, o universo virtual surgiu como uma alternativa às reuniões de webconferência, protocolos e questões corporativas. A novidade online seria responsável por criar um ambiente interativo, imersivo e acessível, de forma a ser informal para os colaboradores.

Um exemplo do uso do Metaverso como ferramenta de trabalho é o coworking. O modelo se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que não, necessariamente, trabalham juntas. Observando a demanda, o coworking no Metaverso foi criado para facilitar o acesso de forma simplificada e interativa.

A ideia surgiu da demanda do mercado cada vez mais digital. É esperado que o coworking no Metaverso se torne uma tendência e que favoreça o acesso às pessoas que estão distantes e as junte em um ambiente interativo para fazer sua reunião ou evento.

Outro exemplo é a jornada do colaborador; integrar e treinar novas pessoas à equipe pode ser mais atrativo através de avatares online. Também não podemos esquecer dos futuros profissionais especializados em Metaverso, visto que as corporações reconhecem a potencialidade da aplicação da nova tecnologia.

Um estudo do Instituto Ipsos mostra que cerca de 67% dos brasileiros concordam que, nos próximos 10 anos, o Metaverso deve impactar áreas como aprendizagem virtual, entretenimento, trabalho e até em recursos de saúde. A pesquisa conversou com mais de 21 mil pessoas – sendo 1 mil delas no Brasil. Ou seja, a novidade online não é limitada apenas aos jogos e, com a sua expansão, é possível que se torne uma realidade para as empresas.

Por Diego Braga, gestor de Inovação do Pólen, Polo de Inovação da Unisuam.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.