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Cadeia de suprimento é o vilão na redução da pegada de carbono

Empresas de tecnologia como Microsoft e Google alcançaram 100% de energia renovável em suas próprias operações, mas seus fornecedores usam carvão, gás e petróleo

Cadeia de suprimento é o vilão na redução da pegada de carbono

De acordo com um novo relatório do Greenpeace East Asia e Stand.earth, empresas de tecnologia como Microsoft e Google alcançaram 100% de energia renovável em suas próprias operações, mas suas cadeias de suprimentos ainda são alimentadas principalmente por carvão, gás e petróleo. “Marcas de tecnologia como Microsoft e Google fizeram progressos no sentido de tornar suas próprias operações verdes, mas suas cadeias de suprimentos na Ásia são extremamente poluentes”, disse Xueying Wu, ativista do Greenpeace na Ásia Oriental. “Os fornecedores que fabricam componentes de nossos telefones celulares e computadores, como TSMC e Samsung Electronics, usam principalmente eletricidade gerada por carvão e outros combustíveis fósseis. Marcas como Microsoft e Google falam muito sobre ação climática, mas, na realidade, a pegada de carbono de sua cadeia de suprimentos continuou a crescer. As marcas de eletrônicos de consumo devem fornecer incentivos e suporte para seus fornecedores fazerem a transição para energia renovável”, afirmou.

As marcas de eletrônicos de consumo devem exigir que seus fornecedores estabeleçam metas de redução de emissões, uso de energia renovável e criem incentivos para garantir que essas metas sejam alcançadas

Os pesquisadores classificaram os esforços de descarbonização de 10 das principais marcas de eletrônicos de consumo do mundo e 14 de seus maiores fornecedores. Em 2021, o consumo combinado de eletricidade de todas as empresas classificadas ultrapassou 170.000 GWh, mais que o consumo da Argentina. Em média, 77% das emissões da indústria eletrônica são geradas na cadeia de suprimentos.

Principais conclusões

– Fornecedores da Microsoft, Google e outras grandes marcas de eletrônicos de consumo dependem fortemente de combustíveis fósseis. Os pesquisadores estudaram 14 dos maiores fornecedores das principais marcas de eletrônicos de consumo e descobriram que apenas quatro relataram uma taxa de uso de energia renovável superior a 10%. Em 2021, a taxa média de uso de energia renovável para todos os 14 fornecedores foi de 5%.

– A Microsoft está retrocedendo nas emissões da cadeia de suprimentos. Em 2020, a companhia prometeu reduzir suas emissões, incluindo sua cadeia de suprimentos, em mais da metade em uma década. No ano seguinte, as emissões da cadeia de suprimentos da Microsoft aumentaram 23%.

– A Apple é a única grande empresa de tecnologia que estabeleceu uma meta de energia 100% renovável para sua cadeia de suprimentos e fez progressos significativos em direção a essa meta. No entanto, a Apple não divulgou dados detalhados de energia e emissões para sua cadeia de suprimentos.

– Em 2021, a TSMC e a SK Hynix, duas gigantes da fabricação de semicondutores que fornecem para a Apple e a Microsoft, relataram taxas de uso de energia renovável de apenas 9% e 4%,
respectivamente. Por outro lado, a Apple e a Microsoft alcançaram 100% de energia renovável em suas próprias operações.

– As emissões dos principais fabricantes de semicondutores estão aumentando. Desde 2019, as emissões aumentaram na Samsung Electronics (26,1%), TSMC (17,5%), Intel (13,5%) e SK Hynix (11,7%), quatro dos principais fabricantes de semicondutores do mundo em receita. Coletivamente, seus clientes incluem Apple, Microsoft e Google, entre outras marcas.
O uso de eletricidade do setor de tecnologia global deverá crescer mais de 60% entre 2020 e 2030.

“Todas as marcas de eletrônicos, incluindo fornecedores, devem atingir 100% de energia renovável até 2030. As marcas de eletrônicos de consumo devem exigir que seus fornecedores estabeleçam metas de redução de emissões, uso de energia renovável e criem incentivos para garantir que essas metas sejam alcançadas. Os fornecedores devem selecionar energia renovável de alto impacto métodos de fornecimento de energia para atingir suas metas”, disse Gary Cook, diretor da Campanha Climática Global da Stand Earth.

Serviço
www.greenpeace.org

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