book_icon

Siemens lança campanha global de inovação para um mundo mais sustentável

Sete desafios buscam soluções para eficiência de recursos e energia, redução de pegada ambiental e incremento em grades curriculares

Siemens lança campanha global de inovação para um mundo mais sustentável

Em busca de transformar a vida das pessoas no mundo inteiro reforçando seus compromissos com a sustentabilidade do planeta, a Siemens lançou a campanha Tech for Sustainability (Tecnologia para a Sustentabilidade). Dividida em sete desafios, a companhia está convocando inovadores, cientistas, pesquisadores, startupers, estudantes e tecnólogos a pensar em soluções que promovam eficiência de recursos e energia, reduzindo a pegada de carbono. As ideias devem abranger processos industriais, design de produtos e o sistema educacional, entre outros, com o objetivo de acelerar um futuro mais humano, seguro e de acordo com as transformações que ocorrem diariamente.

Depois de avaliados, os finalistas passarão por uma mentoria, para então, finalmente, realizarem seus pitches em março de 2023 com a alta liderança da Siemens

“Temos recursos suficientes para sustentar 8 bilhões de pessoas que habitam o planeta, mas precisamos ser inteligentes. A Siemens pode ajudar a atingir esses objetivos, estimulando a economia circular, fazendo uso correto da água e zerando emissões de carbono. Nós podemos fazer a diferença”, diz Peter Koerte, Chief Technology e Strategy Officer da Siemens, durante o evento de lançamento, em Berlim.

Do design à produção, gerenciamento, manutenção e reinvenção, os sete desafios estão divididos em:

– Ecodesign for motion control systems (Ecodesign para sistemas de controle de movimento);

– Re-think performance engineering for circular products (Repensar a engenharia de desempenho para produtos circulares);

– Swarm Behaviour on the Grid (Comportamento de multidão no Grid);

– Financing Growth, Sustainably! (Financiamento do Crescimento, Sustentável!);

– Education for Sustainability (Educação para a Sustentabilidade);

– Enable metro freight transport (Habilitar transporte de carga do metrô);

– Tokenize the energy transition (Tokenizar a transição energética).

Durante a primeira fase da campanha, que se estende de 13 de outubro a 24 de novembro de 2022, os participantes podem apresentar suas ideias para os diferentes desafios da Tech for Sustainability. Para isso, é necessário se registar no Ecossistema de Inovação da Siemens.

Cada proposta precisa de uma solução tecnologicamente viável para implementá-la comercialmente. Depois de avaliados, os finalistas passarão por uma mentoria, para então, finalmente, realizarem seus pitches em março de 2023 com a alta liderança da Siemens e entrega dos prêmios – 5 mil euros para o primeiro lugar, 3 mil para o segundo e 2 mil para o terceiro.

Num mundo cada vez mais competitivo e que ainda enfrenta os desafios da sustentabilidade, a Siemens tem como papel viabilizar inovações tecnológicas com propósito de ajudar nossos clientes atingirem seus resultados ao mesmo tempo acelerar o desenvolvimento da sociedade, diz Luis Mosquera, vice-presidente Jurídico, de Relações Governamentais e Sustentabilidade da Siemens no Brasil.

Cronograma

2022: 13 a 24 de novembro — envio de ideias;

2022: 25 de novembro a 19 de dezembro — discussão das ideias enviadas com experts e escolha de finalistas;

2023: 16 de janeiro a 27 de fevereiro — mentoria e preparação para hackathon;

2023: 6 a 9 de março — pitches e resultado final.

Serviço
ecosystem.siemens.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.