Com as recentes transformações pelas quais o mundo passou, a adoção da agenda ESG — social, ambiental e de governança — tornou-se primordial para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado e serem bem-sucedidas. A gestão dos aspectos ESG também se tornou uma forma de avaliar a qualidade da liderança dos negócios e sua habilidade de navegar em um contexto repleto desses temas. Diante desse cenário, a KPMG está lançando um e-book inédito voltado para as startups, com orientações e recomendações para a implementação de boas práticas de governança social em diferentes etapas de desenvolvimento.
Criada em parceria com a WE Impact, primeira venture builder dedicada a startups fundadas e lideradas por mulheres, a publicação “O S de ESG: governança social para startups” propõe reflexões sobre como as decisões dessas empresas podem influenciar a sociedade. Ao longo de seis tópicos, o e-book discute o importante valor da diversidade e da equidade de gênero nos negócios, propondo uma jornada com exemplos práticos que podem ajudá-las a se desenvolverem ainda mais.
“A gestão ESG se refere justamente ao manejo dos aspectos sociais, ambientais e éticos conectados com as atividades e decisões cotidianas dos negócios, reunindo iniciativas que alinham lucro, propósito e transparência. O pilar social envolve decisões que impactam as pessoas e a sociedade em geral, como práticas trabalhistas, gestão da segurança de terceiros, ações voltadas às comunidades, políticas de combate à discriminação e a promoção da igualdade entre os gêneros”, resume a sócia-líder de ESG Advisory da KPMG no Brasil e líder do KPMG Impact, Nelmara Arbex.
A publicação destaca ainda que, além do impacto positivo na sociedade, atender aos critérios de ESG aumenta o potencial de inovação, contribui para o avanço econômico e melhora a competitividade das empresas. “Por suas características inovadoras, as startups conseguem acelerar ainda mais o impacto positivo da agenda ESG no mercado. Na outra ponta, é a qualidade da gestão dessas práticas que vai determinar como suas lideranças encaram os desafios da nova economia e a sua capacidade de obter sucesso em diferentes cenários, avaliando os riscos e aproveitando mais oportunidades, características essenciais para sobreviver no ecossistema de tecnologia”, ressalta a CEO da WE Impact, Lícia Souza.
Desde o anúncio do apoio institucional da KPMG à WE Impact, as duas organizações já realizaram uma chamada pública para investimento em startups com liderança feminina, além de mentorias, iniciativas de compartilhamento de conteúdo e eventos. “O objetivo do nosso apoio é apostar no empreendedorismo feminino. Estamos impactando positivamente esse mercado ao contribuir para destinar recursos financeiros e conhecimento para startups fundadas por mulheres”, conclui a sócia-diretora de Private Enterprise da KPMG no Brasil, Carolina de Oliveira.
O e-book “O S de ESG: governança social para startups” está disponível na íntegra.
Serviço
startups.weimpact.tech/ebook-s-de-esg-kpmg
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