book_icon

Dez cursos de tecnologia mais procurados por brasileiros

HTML e CSS, Java Script, Java, Phyton e Lógica de Programação estão entre as formações iniciantes mais realizadas, segundo levantamento realizado pela Alura

Dez cursos de tecnologia mais procurados por brasileiros

A área de tecnologia prevê a criação de cerca de 780 mil vagas de emprego até 2025, é o que aponta estudo conduzido pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais). Diante deste cenário, profissionais de diversos setores têm realizado um verdadeiro movimento de migração, seja em busca de novos conhecimentos ou de oportunidades de trabalho. Para compreender quais formações têm mais adesão na hora de estudar tecnologia, a Alura, unidade de negócios do Grupo Alura -comunidade de aprendizado em tecnologia do Brasil – listou os 10 cursos para iniciantes tech mais procurados em sua plataforma. No ranking estão formações na área de HTML e CSS, Java Script, Lógica de Programação, Java, Phyton, C#, dentre outros.

A formação também liderou o ranking de 2021 – olhando o mesmo período -, quando obteve mais de 76 mil acessos, um crescimento em adesão de 18%, ano contra ano  

O levantamento, que compreende o período de janeiro a junho de 2022, aponta que HTML e CSS é de longe o curso mais realizado na plataforma, com mais de 86 mil matriculados. A formação também liderou o ranking de 2021 – olhando o mesmo período -, quando obteve mais de 76 mil acessos, um crescimento em adesão de 18%, ano contra ano. Ainda entre os cursos mais realizados deste ano estão: Java Script (52 mil), Java (49 mil), Lógica de Programação (44 mil), Phyton (43 mil), PHP (17 mil), Angular (14 mil), Java para Web (12 mil), Computação (12 mil) e C# (11 mil).

“É interessante observar esta movimentação ano contra ano, afinal, muitos cursos carimbam ambos os rankings, o que aponta para o interesse do mercado, que tem buscado por profissionais com essas expertises. No caso do HTMLL e CSS, são estudos que se complementam e são mais introdutórios, geralmente buscados por pessoas que estão dando seus primeiros passos em tecnologia. . Enquanto HTML é o código utilizado para estruturar uma página web e seus respectivos conteúdos, o CSS promove toda uma flexibilização para deixar o processo de ajustes e elementos visuais mais simples e fácil.”, explica Ricardo Bugan, Líder de Produto do Grupo Alura.

Ainda de acordo com o levantamento, também é possível observar uma gama de qualificações relacionadas a Java, popularmente a linguagem mais utilizada no mundo por pessoas desenvolvedoras de software, segundo índice da TIOBE Programming Community. Na plataforma de ensino da Alura ainda destacam-se os cursos de Certificação Java, Java API, Java & Persistência, Testes em Java e Boas Práticas em Java.

“Java é uma das linguagens de programação mais versáteis do mundo, pois pode ser incorporada em diversas demandas de mercado, não à toa, se mantém sólida por décadas. Dominar essa linguagem é importante para qualquer profissional da área de desenvolvimento, além das diversas oportunidades disponíveis no mercado de trabalho”, finaliza Bugan.

Mas as buscas não param nos cursos iniciantes, ainda segundo o levantamento, qualificações avançadas como React, Kafka, SRE, Microsserviços, Business Intelligence e Kotlin estão no roadmap de estudo. “Mesmo com o certo nível de complexidade, React, por exemplo, continua sendo uma das melhores opções para atuar no Front-End e aplicações web, o que explica uma maior busca por esse tipo de formação aqui na Alura”, frisa Bugan.

Sobre o Grupo Alura
O Grupo Alura é uma comunidade de aprendizado em tecnologia do Brasil. Com didática e metodologia proprietárias, a escola tem como propósito se tornar uma plataforma de ensino que fomenta a transformação pessoal e profissional de estudantes, sendo uma parceira na jornada de cada um. Por meio de sua comunidade colaborativa, promove aprendizados em Programação, Front-end, Data Science, Mobile, DevOps, UX & Design, Negócios, Marketing e muito mais.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.