book_icon

Athenas destina US$ 2,5 mi em nova versão de sistema para gestão de portos e armazéns

Empresa brasileira de tecnologia para controle e gestão logística de portos, armazéns e terminais alfandegados, investe na atualização da versão Lion do TOS+

Athenas destina US$ 2,5 mi em nova versão de sistema para gestão de portos e armazéns

Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq, a movimentação portuária de mercadorias no Brasil chegou a 1.2 bilhão de toneladas de cargas diversas nos portos brasileiros, no ano passado. E a expectativa do órgão, é que esse número continue crescendo até o fim de 2022. No intuito de atender com eficiência a grande demanda e ao intenso fluxo do comércio de mercadoria entre os países, provocado pela globalização e intensificado pela pandemia, o investimento em tecnologia na área de logística está entre as principais pautas do setor.

Segurança, agilidade no transporte, gerenciamento de riscos, redução dos custos operacionais e dos danos e avarias estão entre as maiores preocupações dos portos e empresas de logística. E foi de olho nesse novo cenário pós-pandemia com mais restrições e desafios que a Athenas, empresa brasileira de tecnologia voltada para o controle e a gestão logística de portos, armazéns e terminais alfandegados, resolveu investir para lançar no mercado a versão Lion do TOS+.

Segurança, agilidade no transporte, gerenciamento de riscos, redução dos custos operacionais e dos danos e avarias estão entre as maiores preocupações dos portos e empresas de logística  

Com investimento de mais de 2,5 milhões de dólares nos últimos anos, o sistema pioneiro está disponível para todos os modais: portuário, rodoviário, ferroviário, dutoviário, mecanoviário e aeroportuário. “O TOS+ é um produto direcionado para terminais e portos, sendo o único no mercado multicargas, multimodal e multilíngue. Na versão Lion adicionamos o digital Twin 3D para representar o pioneirismo tecnológico deste produto no Brasil e no mundo”, comenta Rogério Magela, CEO da Athenas. O Terminal Operating System Plus (TOS+) Lion tem capacidade de gerenciamento para container (cheio e vazio), carga (geral ou solta) e granéis (líquidos e sólidos) nas categorias importação, exportação e armazenagem, por meio do uso de inteligência artificial e digital Twin 3D, fazendo uso de algoritmos que possibilitam à operação e gestão mais eficiente da logística internacional.

Ele também permite um processo de billing ponta a ponta, ou seja, gera a cobrança automática ao final de todo o processo logístico, sem interferência manual. Além disso, o plus do TOS significa a incorporação de vários módulos tidos como satélites, como por exemplo, a segurança das informações relativas às normas nacionais e internacionais, e toda a comunicação com a receita e a alfândega, além dos módulos de automação usando IoT, robôs inteligentes, entre outros.

“Antes do TOS+, não existia nenhum software neste mercado capaz de gerenciar tanta complexidade ao mesmo tempo e com um escopo tão amplo. Cada necessidade representa um sistema satélite distinto e todos têm que ser integrados em um mesmo ambiente, o que nem sempre é simples de fazer, gerando, em muitos casos, verdadeiras “colchas de retalhos” com alto custo de manutenção”, completa Magela.

A Emap no Porto de Itaqui é um case de sucesso do TOS+. “Neste exato momento, alguns grandes terminais estão implementando o TOS+ Lion e, em breve, teremos excelentes notícias e resultados para compartilhar”, finaliza Magela.

A Athenas tem 22 anos de atuação e está entre as mais importantes empresas de tecnologia que oferece planejamento e soluções para portos, armazéns e terminais do País. A Companhia se consolidou como fornecedora de softwares de otimização e gestão inteligente que ajudam empresas que movimentam cargas de todos os tamanhos e volumes a funcionarem melhor. A Athenas simplifica a tecnologia para que o setor logístico possa otimizar suas operações sem interrupções e ajuda a transformar os negócios de seus clientes em empresas inteligentes com alta performance.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.